• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Educação financeira é maior ferramenta para se conectar ao público

Tema é o mais abordado em estratégias de comunicação para questões sociais, diz pesquisa

Por Estadão Conteúdo

08/02/2022 | 14:49 Atualização: 08/02/2022 | 14:49

Investir em educação financeira é maior ferramenta do mercado para se conectar ao público, segundo pesquisa 
 | Foto: Envato
Investir em educação financeira é maior ferramenta do mercado para se conectar ao público, segundo pesquisa | Foto: Envato

As empresas dos mercados financeiro e de capitais do Brasil encontraram na educação financeira uma ferramenta de comunicação capaz de criar uma conexão cada vez maior com seu público, segundo a pesquisa inédita “A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Leia mais:
  • Arcuri: 'Não espere o momento perfeito para investir'
  • Breia: 'Cenário macro é desafiador em ano eleitoral'
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em consulta a 73 empresas associadas da Anbima – que apresentam um patrimônio líquido e total de ativos de aproximadamente R$ 1,2 trilhão -, verificou-se que o incentivo à educação é o tema mais abordado pelas companhias quando se trata de estratégias de comunicação para questões sociais (47%).

Em segundo lugar, está a defesa do meio ambiente (14%). Para facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo, 80% das corporações do segmento deverão aumentar seus investimentos em comunicação digital.

Aposta forte no digital

A pesquisa também destaca os processos que deverão apresentar maior crescimento de relevância e investimentos nas empresas dos mercados financeiro e de capitais: 80% apontaram a comunicação digital, seguida de investimentos em construção de marca (ou branding) e gestão de marca (64%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Depois vêm identidade, reputação e imagem (39%) e engajamento com participantes do mercado (stakeholders), (31%). Outro dado revelado pela pesquisa é que a mídia própria (conteúdo original distribuído pelos canais da empresa) é considerada a mais valiosa para os participantes, seguida por mídia conquistada (cobertura da mídia tradicional), mídia compartilhada (mídia social e influenciadores online), e, por fim, a menos valiosa foi a mídia paga (publicidade e conteúdo de marca).

Na visão dos profissionais consultados, a adequação da linguagem, de conteúdo e de canais, a conciliação da comunicação com um ambiente altamente regulado e o aumento do foco em educação financeira são os principais aprimoramentos que devem ser realizados no curto e médio prazos.

Para os próximos anos, a pesquisa revela que os principais desafios são construir e/ou manter a confiança da marca (56%), adequar as estratégias de comunicação à transformação digital que o setor vem vivenciando (54%), lidar com a evolução digital e redes sociais (43%), estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio (41%) e compatibilizar os desafios de comunicação com a regulação do nosso mercado (40%).

Investimentos

Diante do maior interesse em temas ambientais, sociais e de governança nas análises de investimento (ESG, na sigla em inglês), é esperado o envolvimento crescente das empresas neste assunto: 42% já se comunicam em questões sociais e 45% pretendem se comunicar nos próximos dois anos, segundo a pesquisa.

Somente 13% das empresas não pretendem se comunicar em relação às questões sociais. Em relação aos temas da pauta, o incentivo à educação (47%) é o principal, seguido da defesa do meio ambiente (14%) e do combate à desigualdade (8%).

Panorama

A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio de 2021. Entre as empresas entrevistadas, 90% são privadas nacionais, 6% privadas internacionais e 4% têm capital misto (público e privado). Entre os segmentos representados, as gestoras são 60% das participantes do estudo. Em seguida, estão as corretoras (11%) e os bancos múltiplos (7%).

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • educação
  • Educação Financeira
  • Mercado financeiro
Cotações
05/06/2025 3h26 (delay 15min)
Câmbio
05/06/2025 3h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

  • 3

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como fazer voluntariado em outros países? 3 formas de viajar sem gastar nada
Logo E-Investidor
Como fazer voluntariado em outros países? 3 formas de viajar sem gastar nada
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: o que fazer para sair da malha fina? Siga este passo a passo
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: o que fazer para sair da malha fina? Siga este passo a passo
Imagem principal sobre o Tenho 50 anos e contribuí por 25: já tenho direito à aposentadoria?
Logo E-Investidor
Tenho 50 anos e contribuí por 25: já tenho direito à aposentadoria?
Imagem principal sobre o Feriados de junho: veja o calendário completo com as datas comemorativas do mês
Logo E-Investidor
Feriados de junho: veja o calendário completo com as datas comemorativas do mês
Imagem principal sobre o Antecipação do INSS tem custo? Saiba o que diz a lei e se é necessário pagar taxa
Logo E-Investidor
Antecipação do INSS tem custo? Saiba o que diz a lei e se é necessário pagar taxa
Imagem principal sobre o Onde é mais barato comprar o livro da Bobbie Goods: Burger King ou Amazon?
Logo E-Investidor
Onde é mais barato comprar o livro da Bobbie Goods: Burger King ou Amazon?
Imagem principal sobre o Ficar bilionário por conta própria? Esses CEOs mostram outro caminho
Logo E-Investidor
Ficar bilionário por conta própria? Esses CEOs mostram outro caminho
Imagem principal sobre o Qual a diferença entre nome negativado e protestado? Saiba o que cada um significa
Logo E-Investidor
Qual a diferença entre nome negativado e protestado? Saiba o que cada um significa
Últimas: Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?
Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?

O dólar tem sido a principal moeda para pagamentos e reservas internacionais há décadas

03/06/2025 | 18h05 | Por Jason Ma, da Fortune
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso
Comportamento
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso

Segundo especialistas, o descontrole emocional facilita comportamentos impulsivos e gastos exagerados

31/05/2025 | 07h06 | Por Beatriz Rocha
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica
Comportamento
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica

Produto mira brasileiros com patrimônio acima de R$ 30 milhões; veja os benefícios

28/05/2025 | 16h17 | Por Isabela Ortiz
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir
Comportamento
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir

Entre as iniciativas de acesso livre, destacam-se a entrada em instituições como o MASP e o Museu do Ipiranga

24/05/2025 | 07h45 | Por Cecília Mayrink
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador