• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Educação financeira é maior ferramenta para se conectar ao público

Tema é o mais abordado em estratégias de comunicação para questões sociais, diz pesquisa

Por Estadão Conteúdo

08/02/2022 | 14:49 Atualização: 08/02/2022 | 14:49

Investir em educação financeira é maior ferramenta do mercado para se conectar ao público, segundo pesquisa 
 | Foto: Envato
Investir em educação financeira é maior ferramenta do mercado para se conectar ao público, segundo pesquisa | Foto: Envato

As empresas dos mercados financeiro e de capitais do Brasil encontraram na educação financeira uma ferramenta de comunicação capaz de criar uma conexão cada vez maior com seu público, segundo a pesquisa inédita “A Comunicação nos Mercados Financeiro e de Capitais no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Leia mais:
  • Arcuri: 'Não espere o momento perfeito para investir'
  • Breia: 'Cenário macro é desafiador em ano eleitoral'
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em consulta a 73 empresas associadas da Anbima – que apresentam um patrimônio líquido e total de ativos de aproximadamente R$ 1,2 trilhão -, verificou-se que o incentivo à educação é o tema mais abordado pelas companhias quando se trata de estratégias de comunicação para questões sociais (47%).

Em segundo lugar, está a defesa do meio ambiente (14%). Para facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo, 80% das corporações do segmento deverão aumentar seus investimentos em comunicação digital.

Aposta forte no digital

A pesquisa também destaca os processos que deverão apresentar maior crescimento de relevância e investimentos nas empresas dos mercados financeiro e de capitais: 80% apontaram a comunicação digital, seguida de investimentos em construção de marca (ou branding) e gestão de marca (64%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Depois vêm identidade, reputação e imagem (39%) e engajamento com participantes do mercado (stakeholders), (31%). Outro dado revelado pela pesquisa é que a mídia própria (conteúdo original distribuído pelos canais da empresa) é considerada a mais valiosa para os participantes, seguida por mídia conquistada (cobertura da mídia tradicional), mídia compartilhada (mídia social e influenciadores online), e, por fim, a menos valiosa foi a mídia paga (publicidade e conteúdo de marca).

Na visão dos profissionais consultados, a adequação da linguagem, de conteúdo e de canais, a conciliação da comunicação com um ambiente altamente regulado e o aumento do foco em educação financeira são os principais aprimoramentos que devem ser realizados no curto e médio prazos.

Para os próximos anos, a pesquisa revela que os principais desafios são construir e/ou manter a confiança da marca (56%), adequar as estratégias de comunicação à transformação digital que o setor vem vivenciando (54%), lidar com a evolução digital e redes sociais (43%), estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio (41%) e compatibilizar os desafios de comunicação com a regulação do nosso mercado (40%).

Investimentos

Diante do maior interesse em temas ambientais, sociais e de governança nas análises de investimento (ESG, na sigla em inglês), é esperado o envolvimento crescente das empresas neste assunto: 42% já se comunicam em questões sociais e 45% pretendem se comunicar nos próximos dois anos, segundo a pesquisa.

Somente 13% das empresas não pretendem se comunicar em relação às questões sociais. Em relação aos temas da pauta, o incentivo à educação (47%) é o principal, seguido da defesa do meio ambiente (14%) e do combate à desigualdade (8%).

Panorama

A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio de 2021. Entre as empresas entrevistadas, 90% são privadas nacionais, 6% privadas internacionais e 4% têm capital misto (público e privado). Entre os segmentos representados, as gestoras são 60% das participantes do estudo. Em seguida, estão as corretoras (11%) e os bancos múltiplos (7%).

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • educação
  • Educação Financeira
  • Mercado financeiro
Cotações
31/10/2025 14h49 (delay 15min)
Câmbio
31/10/2025 14h49 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como a reforma tributária vai atrapalhar a venda do seu imóvel?

  • 2

    Vale vai pagar dividendos extraordinários em 2025? Lucro forte e dívida em queda no 3T25 animam investidor

  • 3

    Investiu o FGTS na Eletrobras? Fundos sobem 53% em 12 meses, mas ações ainda vencem; vale mudar para ELET6?

  • 4

    Prio, de tese de crescimento a vaca leiteira com 20% de dividendos em 2026? Veja projeções para a concorrente da Petrobras

  • 5

    FII do BTG Pactual vai às compras e anuncia a aquisição de 14 hotéis por R$ 298 milhões

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Imagem principal sobre o Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Imagem principal sobre o Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Logo E-Investidor
Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Imagem principal sobre o Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Logo E-Investidor
Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Imagem principal sobre o Cartão do INSS: veja os limites de saque para aposentados
Logo E-Investidor
Cartão do INSS: veja os limites de saque para aposentados
Últimas: Comportamento
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária
Comportamento
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

Estudo em parceria com a FGV mostra retrato preocupante dos trabalhadores brasileiros; confira

31/10/2025 | 13h30 | Por Isabela Ortiz
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?
Comportamento
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?

Planos do Sport unem descontos em ingressos e benefícios fora dos estádios

31/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro
Ser Sócio Vozão compensa? Veja quanto o torcedor economiza nos jogos do Ceará
Comportamento
Ser Sócio Vozão compensa? Veja quanto o torcedor economiza nos jogos do Ceará

Planos do Ceará oferecem economia em ingressos e benefícios extras ao torcedor

30/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro
Quanto o sócio-torcedor do Internacional consegue economizar por mês com ingressos para os jogos?
Comportamento
Quanto o sócio-torcedor do Internacional consegue economizar por mês com ingressos para os jogos?

Programa criado em 1999 fortalece vínculo do torcedor com o clube e amplia receitas do clube

29/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador