O que este conteúdo fez por você?
- A primeira plataforma de streaming de educação financeira do país já atraiu 120 mil alunos e cerca de 1 milhão de acessos em um ano
- Na noite de segunda-feira (18), o 'Primo Rico' divulga uma novidade aos assinantes: a partir de abril, a Finclass inaugura uma comunidade com consultores de investimentos que serão ranqueados pelos próprios clientes
(Luíza Lanza, Daniel Reis e Valéria Bretas) – Há exatamente um ano, também em uma segunda-feira, Thiago Nigro anunciava para 150 mil pessoas o lançamento do projeto que ele define como “o mais ambicioso” de sua carreira: a Finclass.
Leia também
A primeira plataforma de streaming de educação financeira do país, que nasceu com a proposta de oferecer aulas com profissionais com uma experiência robusta em economia e finanças, atraiu 125 mil alunos e mais de 1 milhão de acessos no primeiro ano de vida.
Na noite da segunda-feira (18), o ‘Primo Rico‘ divulgou uma novidade aos assinantes: a partir deste mês, a Finclass inaugura uma comunidade com consultores de investimentos, a FinClub, que serão ranqueados pelos próprios clientes. Ou seja, uma espécie de marketplace qualificado sem nenhum tipo de vínculo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, os assinantes poderão fazer publicações e interagir entre si, com funcionalidades similares a uma rede social.
“No nosso primeiro ano de existência, o desafio foi criar conteúdo de qualidade e relevância a um preço mais acessível que a média de mercado”, diz Marcelo Alemi, head da plataforma. “No segundo ano queremos mexer com o ecossistema financeiro do país.”
O balanço do primeiro ano
A meta do Grupo Primo – ecossistema de marcas do qual a Finclass faz parte – era dissociar a geração de receita da empresa da atuação direta de Nigro, o fundador. E deu certo: em 2021, o faturamento anual atingiu os R$ 130 milhões. A expectativa para 2022 é expandir o grupo de 240 pessoas para 360 até o fim do ano.
“Começamos com as plataformas Finclass e Staage, voltado ao ensino de marketing digital, e vamos abrir mais canais de aquisição de clientes, para a companhia ficar mais independente e livre do Thiago, com receita escalável e previsível”, afirma o CEO.
O crescimento do streaming de finanças faz parte desse plano. Na época do lançamento, a expectativa era atrair 1 milhão de inscritos em três anos.
Publicidade
Em 31 de maio, estreia na plataforma o documentário “Do Real à Ruína”. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, os ex-ministros Mailson da Nóbrega e Henrique Meirelles e os economistas Elena Landau, Pérsio Árida e Marcos Lisboa participam da produção.
O perfil do assinante Finclass
O Grupo Primo realizou um levantamento qualitativo com mais de mil assinantes, em 2021, para fornecer o perfil dos alunos que representam uma amostra dos investidores brasileiros.
O resultado mostra que 89% dos alunos já investem, enquanto apenas 4% julgam não ter conhecimento suficiente para se arriscar no mundo dos investimentos. A grande maioria (75%) tem entre 24 e 50 anos, e está trabalhando no momento (67%); desses, 21% são empresários.
Quando o assunto é faixa de renda, o perfil dos assinantes se divide, principalmente entre o grupo com remuneração mensal entre R$ 4 mil e R$ 10 mil (32%) e os com renda superior a R$ 10 mil (28%). As porcentagens são parecidas quanto ao grau de escolaridade: 32% dos investidores têm ensino superior completo, enquanto 33% têm pós-graduação.
Embora grande parte (55%) dos alunos sejam da região Sudeste do País, o Grupo Primo alcança outros países como Japão, Inglaterra, Nova Zelândia, Canadá, Angola e Bolívia. A pesquisa concluiu, ainda, que a maioria das pessoas recorrem à Finclass para aprender a investir melhor.
Publicidade