Comportamento

Bolsa e bancos terão expediente especial no ano-novo. Confira os horários

As agências bancárias não funcionarão nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

Bolsa e bancos terão expediente especial no ano-novo. Confira os horários
O CDI é a taxa pela qual os bancos emprestam dinheiro entre si ao fim do expediente financeiro. (Foto: Rafapress/Shutterstock)
  • Durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
  • “Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, explica o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

No final do ano diversos serviços aperam com expedientes diferenciados e os bancos e a Bolsa de Valores brasileira não fogem da regra. No dia 30 de dezembro, na sexta-feira, último dia útil do ano, não haverá expediente bancário e as agências não abrirão para atendimento ao público, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A B3, a Bolsa doméstica, também estará fechada neste dia.

Segundo o site oficial da Bolsa do Brasil (B3), até o dia 29 de dezembro as negociações de produtos listados e de balcão funcionarão normalmente. Já do dia 30 ao 01 de janeiro, não haverá pregão, porém o mercado de balcão irá operar em horário reduzido nesta sexta-feira até as 11h para negociação, até as 11h35 para liquidação multilateral e até as 11h50 para liquidação bruta.

A partir do dia 2 de janeiro, as negociações de produtos listados na Bolsa e de balcão voltam a funcionar normalmente.

Agências bancárias

Os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro são considerados dias de “confraternização universal”. Dessa forma, os bancos também não abrirão – até mesmo pelo fato das datas coincidirem com o fim de semana. No dia 2 de janeiro, na segunda-feira, os bancos voltam ao expediente normal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile (celular) e internet banking (computador), caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes, para fazer transações financeiras nos dias em que as agências estiverem fechadas. Além disso, os carnês e contas de consumo com vencimento nos dias sem expediente poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

No caso das contas com vencimento em 30 de dezembro, os canais de atendimento bancário estarão à disposição para pagamentos. No entanto, a Febraban aconselha que os débitos sejam quitados antecipadamente.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estarão disponíveis e vão oferecer praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os indivíduos também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos (pagadores) poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos