• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Geração Z prefere canais digitais para investir e aceita mais risco

Eles são os que mais ouvem os influenciadores digitais em suas redes sociais

Por Estadão Conteúdo

10/08/2022 | 15:01 Atualização: 11/08/2022 | 8:48

Levantamento da Anbima aponta que geração Z tem maior apetite ao risco em  investimentos. foto: Envato Elements
Levantamento da Anbima aponta que geração Z tem maior apetite ao risco em investimentos. foto: Envato Elements

Por Bruna Camargo – A Geração Z – jovens entre 16 e 25 anos – é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais nessa busca por informação sobre o melhor produto.

Leia mais:
  • Inflação muda comportamento no País, diz pesquisa da CNI; Veja como
  • Por que é arriscado investir na bolsa dos EUA, apesar de altas recentes
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando decide investir, essa geração também é a mais tecnológica, usando preferencialmente aplicativos de instituições financeiras, e, ao escolher onde vai aplicar seu dinheiro, está mais aberta a produtos financeiros de maior risco, como criptomoedas e ações.

Os dados que mostram esse panorama são do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, e que nesta quinta edição traz recortes também por geração.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, avalia que o resultado mostra uma “mudança de comportamento clara entre as gerações”, com um processo de digitalização acelerada que tem uma forte adesão das gerações mais novas. “Os dados sobre o acesso a canais digitais da Geração Z mostram realmente um ponto de inflexão, com um número muito mais significativo do que as demais gerações aderindo aos canais digitais para buscar informações, decidir como e onde aplicar e implementar essa decisão”, afirma o executivo.

Busca por informações é via canais digitais

Os canais digitais – ou seja, aplicativos e sites de bancos e corretoras, portais de notícias, fóruns on-line e blogs – têm a preferência de 40% dos investidores da Geração Z, maior porcentual entre todos os grupos quando estimulados e apresentadas múltiplas respostas sobre qual o principal meio na busca por informações sobre investimentos. Os influenciadores digitais também são relevantes, com índice de 12%, proporção que chega a ser o dobro da média da população (6%).

Entre os chamados Millenials – pessoas entre 26 e 40 anos -, 32% têm preferência por canais digitais e 9% acompanham os influenciadores. Os números vão caindo conforme as gerações avançam: na Geração X – pessoas entre 41 e 60 anos – os números são respectivamente 22% e 3%, e entre os chamados Boomers – 61 a 75 anos -, são 13% e 2%. Nas respostas espontâneas e sobre canais específicos de mídia, YouTube (59%) e Instagram (52%) se destacam entre as preferências da Geração Z, ante uma média de 37% e 25%, respectivamente, quando observados os dados de todas as gerações que procuram informações sobre investimento.

A televisão é o meio favorito entre a Geração X (39%), os Boomers (46%) e as pessoas com mais de 76 anos (51%). Portais e sites são mais utilizados pela Geração Z (32%) e Millenials (30%), enquanto o WhatsApp e revistas ou jornais têm respectivas médias de 22% e 20% entre as gerações.

Preferência por aplicativos de banco

Quando questionados sobre o principal meio utilizado para fazer um aporte financeiro, o aplicativo do banco foi a resposta de 54% dos investidores da Geração Z, seguida pela preferência por ir pessoalmente ao banco (15%) e os aplicativos de corretoras de investimentos (11%).

Os investidores Millenials têm comportamento parecido, enquanto as outras gerações destoam, com a ida presencial ao banco liderando as respostas da Geração X (52%), dos Boomers (71%) e das pessoas com mais de 76 anos (81%).

Poupança segue como principal aplicação

A poupança ainda é o investimento mais utilizado pelos jovens da Geração Z (14%), mas o porcentual é bem menor quando comparado às outras gerações, como os Boomers (28%). Os olhares também estão atentos aos produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais/criptomoedas (5%), e os de maior risco, como ações (3%). Na média, esses produtos são utilizados por 2% das pessoas.

Publicidade

“Outro traço importante é o fato de os investidores mais jovens estarem arriscando e experimentando mais, tendo um interesse muito grande, por exemplo, em criptomoedas”, afirma Billi, da Anbima. “Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor. O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos”, ressalta o executivo.

Bancos tradicionais são mais conhecidos

O levantamento também apontou a diferença no conhecimento das instituições financeiras entre as gerações mais novas e as mais antigas. Os bancos digitais foram citados espontaneamente por 17% de todas as pessoas da Geração Z, seguido dos Millenials (14%). Na outra ponta, somente 1% das pessoas com 76 anos ou mais mencionaram as instituições financeiras digitais.

Já os bancos tradicionais foram citados por 45% das pessoas, na média, com maior menção entre os Millenials (50%), seguido pelas Gerações X (45%) e Z (43%). Corretoras são conhecidas por 4% dos investidores, na média.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Anbima
  • Bancos
  • Comportamento
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoedas
  • dinheiro
  • Instagram
  • Investimentos
  • WhatsApp
  • Youtube
Cotações
31/10/2025 23h40 (delay 15min)
Câmbio
31/10/2025 23h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como a reforma tributária vai atrapalhar a venda do seu imóvel?

  • 2

    Investiu o FGTS na Eletrobras? Fundos sobem 53% em 12 meses, mas ações ainda vencem; vale mudar para ELET6?

  • 3

    Vale vai pagar dividendos extraordinários em 2025? Lucro forte e dívida em queda no 3T25 animam investidor

  • 4

    Ações do Bradesco (BBDC4) caem forte na Bolsa após resultados do 3T25 e presidente do banco diz: “Não é retrato do balanço”; veja a explicação

  • 5

    Prio, de tese de crescimento a vaca leiteira com 20% de dividendos em 2026? Veja projeções para a concorrente da Petrobras

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Imagem principal sobre o Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Imagem principal sobre o Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Logo E-Investidor
Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Imagem principal sobre o Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Logo E-Investidor
Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Imagem principal sobre o Cartão do INSS: veja os limites de saque para aposentados
Logo E-Investidor
Cartão do INSS: veja os limites de saque para aposentados
Últimas: Comportamento
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária
Comportamento
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

Estudo em parceria com a FGV mostra retrato preocupante dos trabalhadores brasileiros; confira

31/10/2025 | 13h30 | Por Isabela Ortiz
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?
Comportamento
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?

Planos do Sport unem descontos em ingressos e benefícios fora dos estádios

31/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro
Ser Sócio Vozão compensa? Veja quanto o torcedor economiza nos jogos do Ceará
Comportamento
Ser Sócio Vozão compensa? Veja quanto o torcedor economiza nos jogos do Ceará

Planos do Ceará oferecem economia em ingressos e benefícios extras ao torcedor

30/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro
Quanto o sócio-torcedor do Internacional consegue economizar por mês com ingressos para os jogos?
Comportamento
Quanto o sócio-torcedor do Internacional consegue economizar por mês com ingressos para os jogos?

Programa criado em 1999 fortalece vínculo do torcedor com o clube e amplia receitas do clube

29/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador