A moeda japonesa, o iene, foi a quarta mais utilizada no Brasil entre as estrangeiras em março, revela levantamento feito pela Travelex Confidence obtido com exclusividade pelo E-Investidor. Essa é a melhor posição do dinheiro japonês desde janeiro de 2018.
Leia também
Segundo o estudo, o iene teve aumento de 39% em março no comparativo com fevereiro de 2024, alta de 32% em relação a março de 2023 e um crescimento de 203% ante o volume médio operado no Brasil durante o ano de 2022.
“A moeda, que está em curva ascendente pelo terceiro mês consecutivo, foi a única que apresentou números positivos nos três comparativos (mês a mês, ano a ano e volume médio transacionado em 2022) entre todas as unidades monetárias do Top 5”, afirma a Travelex Confidence.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A companhia diz acreditar que a ascensão do iene decorre da liberação do visto entre os governos brasileiro e japonês, que estimula naturalmente o turismo para o Japão.
O dólar e as demais moedas
O primeiro colocado continua sendo o dólar após dez anos de liderança absoluta no ranking da Travelex Confidence. No entanto, em março de 2024, a unidade monetária norte-americana apresentou uma leve baixa no volume de operações no comparativo com fevereiro de 24 (-1%) e também no comparado a março de 2023 (-28%) e no volume médio transacionado em 2022 (-57%).
- Dólar dispara após falas de Haddad. O que esperar nos próximos dias?
O segundo lugar do ranking ficou com o euro. A moeda da União Europeia (UE) mostrou recuperação na comparação mês a mês. Entre fevereiro de 2024 e março de 2024, as negociações com o euro cresceram 24%.
De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, mesmo com o fim da alta temporada, o turismo ainda pode explicar essa guinada da unidade monetária da União Europeia. “A proximidade com a realização das Olimpíadas de Paris, em julho, na França, é um atrativo a mais para que brasileiros que estão se planejando para acompanhar o evento in loco adquiram a moeda”, comenta Arbex.
O terceiro lugar ficou com a libra esterlina, moeda do Reino Unido – composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A moeda britânica teve uma alta de 9% em suas negociações na comparação entre fevereiro de 2024 e março de 2024.
A quinta colocação ficou com o dólar canadense, que perdeu a quarta posição para o iene após ver suas negociações em março caírem 13% na comparação com fevereiro.
Publicidade