O que este conteúdo fez por você?
- As eleições presidenciais de outubro no Brasil nortearam 11,1% das publicações no segundo semestre de 2022
- O tema política ficou atrás apenas de assuntos relacionados a mercado de ações (44%) e criptomoedas (13,6%)
- Tendência é que a partir do próximo estudo, temas de política voltem aos patamares das edições anteriores
As eleições presidenciais de outubro no Brasil nortearam 11,1% das publicações no segundo semestre do ano passado, fazendo o número de postagens sobre política subir de quinto, na edição passada, para o terceiro lugar no relatório atual entre os temas mais tratados pelos “finfluencers”. O tema política ficou atrás apenas de assuntos relacionados a mercado de ações (44%) e criptomoedas (13,6%).
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Os dados são do relatório “Finfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais”, produzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Os demais temas que aparecem em destaque no relatório são economia brasileira (8,8% do volume de publicações), commodities (6,2%), operações day trade (3,7%), câmbio (3,7%), fundos de investimento imobiliário (2,5%), política externa (1,6%) e poupança (0,8%).
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As análises sobre os impactos econômicos dos principais fatos políticos e os eventuais desdobramentos do resultado das eleições contribuíram também para o crescimento da média de interações em posts sobre esse assunto: foram 2.654 por post, 127% a mais do que no levantamento do semestre anterior. A temática só perdeu em termos de engajamento para commodities, que registrou 2.702 interações por post, em média.
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“O aumento das publicações e interações em postagens sobre política brasileira já era esperado. Afinal, o período de monitoramento coincidiu com as eleições presidenciais. A expectativa é que esse movimento ainda apareça na quinta edição, que abrange os seis primeiros meses da nova administração. No entanto, a tendência é que a partir do sexto ‘Finfluence’, o tema volte aos patamares das três primeiras edições”, avalia Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados da Anbima.
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