Comportamento

Imposto de Renda 2022: saiba como emitir e pagar o DARF

O contribuinte pode realizar o pagamento integral ou parcial do DARF; hoje é o último dia

Imposto de Renda 2022: saiba como emitir e pagar o DARF
Prazo para entrega das declarações vai até o dia 31 de maio. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
  • Termina nesta terça-feira (31) o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022
  • Quem deixou a tarefa para a última hora ainda precisa realizar o pagamento da DARF, o Documento de Arrecadação da Receitas Federais
  • É possível imprimir o documento para pagar o imposto no próprio programa do IRPF, no e-CAC ou pelo aplicativo para celulares e tablets usado para enviar a declaração

Termina nesta terça-feira (31) o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. Quem deixou a tarefa para a última hora ainda tem uma última pendência para realizar: após o envio da documentação, é preciso realizar o pagamento da DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

O contribuinte pode realizar o pagamento integral ou parcial do DARF. Quem optar pelo pagamento parcial deve informar o valor, que precisa ser de no mínimo R$ 10,00. Este ano, a novidade é que o pagamento pode ser realizado via PIX.

É possível imprimir o documento para pagar o imposto no próprio programa do IRPF, no e-CAC ou por meio do aplicativo para celulares e tablets usado para enviar a declaração. Basta acessar a opção Declaração > Imprimir > Darf.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (e-CAC), utilize a opção Consultar Débitos > Emitir DARF > Alterar Quotas. Será exibida a situação de cada quota para a emissão do boleto de pagamento.

Quem perder o prazo para o pagamento do documento pode emitir a DARF com atraso por meio da Pesquisa de Situação Fiscal, no e-CAC.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos