Comportamento

Jovens mulheres se preparam para ocupar liderança no mercado financeiro

Young Women Summit inspirou participantes a ensinaram meios para crescer nas áreas de investimentos

Jovens mulheres se preparam para ocupar liderança no mercado financeiro
Palestrantes do Young Women Summit comentaram sobre técnicas para desenvolvimento nas áreas de investimentos e compliance. Foto: Pixabay
  • O setor é majoritariamente formado por homens, tornando a desigualdade de gênero um obstáculo para se desenvolver no mercado
  • Palestrantes compartilharam experiências adquiridas nas áreas de compliance, serviços, suporte e jurídica

(Laís Adriana de Almeida para o E-investidor) – Desbravar e conquistar o mercado financeiro não é uma tarefa fácil para jovens mulheres em início de carreira. O setor é majoritariamente formado por homens, tornando a desigualdade de gênero um obstáculo para se desenvolver no mercado. Pensando em preparar mulheres para este desafio, 50 jovens participaram de workshops sobre investimentos, compliance e processos seletivos  no Young Women Summit 2022, que aconteceu na Capital paulista.

Para Julliana Cerqueira, assessora de investimentos na BLU3, ter como referências mulheres bem-sucedidas, ouvir suas histórias e aprender como escolher os melhores caminhos é o que motivou a escolha da área de finanças em primeiro lugar. Cerqueira cresceu em uma comunidade vulnerável socioeconomicamente no Rio Janeiro. “No futuro, quero ser gestora de um fundo, espero que a profissão em si me dê condições de mudar a minha realidade”, conta.

De acordo com um estudo da B3, 61% das companhias de capital aberto não têm uma única mulher na alta direção e 45% não possuem participação feminina no conselho de administração. Julliana Cerqueira quer ocupar esses espaços para, além de marcar a presença de mulheres, representar comunidades vulneráveis. “É um ambiente em que as preocupações são outras: o que comer, o que vestir. Temos poucas referências de mulheres bem-sucedidas. Seu conseguir inspirar alguém, independente da área em que atue, fico muito satisfeita”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Estudante de contabilidade na Universidade de São Paulo, Livea Mizobata também espera se tornar uma líder inspiradora para novas gerações de mulheres. Mizobata atua como estagiária de Equity Research, na JP Morgan, e vê o mercado financeiro como uma ferramenta poderosa para promover a transformação social. “A partir do momento em que você faz parte de uma ‘elite financeira’, está no centro do poder decisório da economia. Você dita muita coisa, tem poder a partir da sua voz para realizar seus objetivos, seguir seus valores. É a forma como eu encaro [esta profissão] Quero estar realizada, feliz e com propósito, lutando pelas causas em que acredito”, relata.

Workshops

O cenário descrito por Mizobata reflete a mensagem geral dos painéis e workshops do Young Women Summit 2022, realizado na semana passada: quando mulheres alcançam posições de poder, elas percebem a necessidade de promover movimentos aumentando a diversidade e transformar a visão do mercado financeiro sobre sua influência na sociedade.

“Precisamos colocar as meninas na base, dando oportunidades para elas crescerem para cargos altos, colocá-las no front. Elas precisam ter condições e direitos garantidos para viabilizar, por exemplo, a maternidade, permitindo que alcancem seu desenvolvimento máximo. Esse lugar é nosso, vamos ocupá-lo”, descreveu Julya Wellisch, chefe do escritório legal e compliance da Vinci Partners, durante um dos workshops.

Wellisch participou do painel “Funds and Asset Managers” (Gestores e Fundos e Ativos, na tradução livre), ao lado de Tatiana Itikawa, gerente sênior da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), e mediação de Francine Balbina, co-chair da 100 Women in Finance. Elas conversaram sobre os desafios do mercado financeiro de fundos e ativos, como os movimentos exigem criatividade, entender e conhecer bem o perfil dos investidores, além de calcular quais riscos valem a pena serem tomados.

Para ensinar sobre serviços e suporte nos mercados financeiros, o Summit reuniu Marta Veloso, diretora administrativa da Fitch Ratings, e Nicole Dyskant, co-chair da 100 Women in Finance Brazil, em uma conversa moderada por Luiza Lage, controladora na Citi Brazil. As líderes compartilharam experiências adquiridas nas áreas de compliance, serviços, suporte e jurídica.

A última mesa ofereceu dicas de processos seletivos, ensinando às jovens como montar bons currículos, participar de entrevistas e realizar testes para recrutamento em empresas. Participaram do painel: Julia Biberg, head da área de atração de pessoas na BTG Pactual, e as consultoras associadas Stefani Santos Neves, Maria Eduarda Belmar Riobo e Gabriela Rezende Amorim.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos