Comportamento

Homens devem delegar gestão financeira às mulheres, diz sócia da Nord

Sócia-fundadora da Nord participou do evento Young Women Summit e falou sobre as mulheres nas finanças

Homens devem delegar gestão financeira às mulheres, diz sócia da Nord
Sócia-fundadora da Nord, Marília Fontes, falou do papel a ser desempenhado pelas mulheres no mercado financeiro – Foto: Envato
  • Fontes ressalta que as investidoras tendem a ser mais ponderadas em relação ao risco, ou seja, elas analisam mais os investimentos antes de aplicar o capital
  • "Isso é o que os estudos estão dizendo, os homens se expõem mais ao risco. A mulher no mercado financeiro não só é capaz, como tem um benefício muito grande em relação aos homens", afirma Fontes

As mulheres não só devem participar do mercado financeiro e assumir o protagonismo da gestão de investimentos, como podem ser melhores nisso do que os homens. Esse foi o discurso de Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, sobre a relação das mulheres e o dinheiro no painel “Dinheiro é Independência”, do evento Young Women Summit, que ocorre nesta quarta-feira (29) em São Paulo.

Fontes ressalta que as investidoras tendem a ser mais ponderadas em relação ao risco, ou seja, elas analisam mais os investimentos antes de aplicar o capital. Esse comportamento tende a trazer mais benefícios a médio e longo prazos e levar os portfólios pertencentes a mulheres a performarem melhor do que as carteiras de homens.

“Isso é o que os estudos estão dizendo, os homens se expõem mais ao risco. A mulher no mercado financeiro não só é capaz, como tem um benefício muito grande em relação aos homens”, afirma Fontes. “Homens, vocês devem, sim, delegar a gestão de investimentos às suas mulheres.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No painel, estavam presentes também Júlia Abi, fundadora da As Investidoras, e Morena Carvalho, associate partner e chefe de controle de risco para América Latina no BTG Pactual, e Ellen Steter, economista responsável pela área de estratégia da Ágora Investimentos.

Abi também recordou ter observado a diferença de comportamento entre homens e mulheres nos investimentos enquanto estava na faculdade. “Eu ficava ouvindo meus colegas de classe homens falando que investiam em fundos X e Y e eu os achava super inteligentes. Quando comecei a conhecer mais de investimentos, vi que eles estavam aplicando em fundos super arriscados”, diz Abi.

Já Carvalho, do BTG, ressaltou a importância de a mulher se posicionar em relação a atitudes machistas no mercado de trabalho, em especial no mercado financeiro. “Não falo de ficar militando, mas é importante você se posicionar, não para convencer o ‘coletinho’ de que ele está fazendo uma besteira, mas quem está em volta vai ouvir o que você está falando e vai entender. Estruturalmente é um mercado super masculino, mas estamos caminhando para conseguir essa diversidade”, afirma.

Já Steter diz ter aprendido a se posicionar com clareza e ter confiança em seus argumentos – já que, algumas vezes, mulheres podem se sentir intimidadas em um ambiente majoritariamente masculino. “Portanto, na hora de transmitir fale com segurança e propriedade. Fale o que você pensa de uma forma consistente, com argumento”, explica.

Para participar e ver a programação completa do evento, faça a sua inscrição pelo site.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos