Comportamento

Como o mercado de trabalho está mudando para os americanos negros

Demorou 9 anos para que a taxa de desemprego entre negros voltasse aos níveis antes da crise de 2008

Fila de pessoas buscando emprego. Foto: Werther Santana/Estadão
  • A taxa de desemprego de negros também voltou aos níveis anteriores a pandemia
  • Além disso, a taxa de emprego entre os americanos negros pode ter recebido um impulso desta vez devido ao impacto incomum que a pandemia teve nas contratações na indústria

Matthew Boesler, Jonnelle Marte e Catarina Saraiva, Washington Post Bloomberg – As perspectivas de emprego para os americanos negros melhoraram desde 2020. Essa é a boa notícia.

A má notícia é que as conquistas alcançadas nos últimos dois anos – desde que o assassinato de George Floyd provocou um acerto de contas nos Estados Unidos sobre justiça racial – parecem tão frágeis como de costume. Na verdade, a inflação está ameaçando derrubar os avanços no mercado de trabalho conforme os formuladores de políticas respondem a uma reação contra o aumento dos preços.

Embora os protestos tenham atraído milhares de pessoas para as ruas em 2020 e ajudado a colocar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores negros no centro das atenções, a maioria dos especialistas aponta a ajuda financeira do governo e o aquecido mercado de trabalho dos EUA durante a pandemia como motivadores dos avanços coletivos para eles e outros grupos.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma medida fundamental acompanhada por economistas mostra que a taxa de emprego dos americanos negros em “idade economicamente ativa” – 25 a 54 anos – saltou para 77,4% em abril, a maior em 22 anos. Apesar de estar bem abaixo da medida equivalente para os americanos brancos, o aumento reduziu a diferença entre os dois indicadores para o menor já registrado, em dados que remontam a 1994.

É um sinal de que o mercado de trabalho mais aquecido em gerações está tornando “mais caro para as empresas fazer distinções contra candidatos a empregos afro-americanos”, de acordo com Algernon Austin, diretor do departamento de raça e justiça econômica do Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR, na sigla em inglês) em Washington.

A taxa de desemprego de negros também voltou aos níveis anteriores a pandemia. Depois da recessão de 2008-09, demorou nove anos para que a taxa de desemprego entre negros voltasse aos níveis que predominavam antes da crise da bolha imobiliária. Desta vez, foram necessários apenas dois.

O número ficou em 5,9% em abril – abaixo dos 6% registrados para o grupo em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia de covid-19 fechar estabelecimentos por todo o país.

Contudo, o abismo econômico entre negros e brancos continua. E, para muitos, a esperança criada pelo movimento Black Lives Matter vem se esvaindo com outros assassinatos racistas, inclusive o tiroteio em massa deste mês em Buffalo.

A taxa de desemprego de mulheres negras, que estão entre os trabalhadores mais atingidos nos primeiros meses da pandemia, caiu de 16,6%, em maio de 2020, para 5%. Mas ainda está bem acima da taxa de 2,8% observada entre as mulheres brancas.

“No geral, estamos vendo que, francamente, muitos trabalhadores negros são capazes de aproveitar o mercado de trabalho aquecido e a forte demanda dos empregadores para conseguirem empregos que demorariam muito mais tempo para conseguir em crises anteriores”, diz Joelle Gamble, economista-chefe do Departamento do Trabalho dos EUA.

Parte da diferença desta vez está relacionada à resposta do governo americano e do Federal Reserve (Fed).

Em vez de escolherem uma recuperação longa e prolongada com todas as suas consequências desproporcionais para os americanos negros – como fizeram na recessão de 2008-09 – os legisladores entraram em cena durante os surtos de covid-19 com enorme apoio financeiro para as famílias dos EUA, transferindo trilhões de dólares para elas por meio de cheques de estímulo e programas de seguro-desemprego bastante expandidos. Isso cobriu as despesas constantes do consumidor na economia, o que, por sua vez, proporcionou uma base para a recontratação daqueles que haviam perdido seus empregos há pouco tempo.

“Nesta recuperação, é menos provável que vejamos as cicatrizes de trabalhadores desempregados durante longos períodos de tempo”, diz Joelle.

A taxa de emprego entre os americanos negros também pode ter recebido um impulso desta vez devido ao impacto incomum que a pandemia teve nas contratações na indústria, segundo Evgeniya Duzhak, economista do Fed de São Francisco.

Segundo uma análise publicada no site do banco em 16 de maio, Evgeniya descobriu que o desemprego entre negros não aumentou tanto em termos relativos quanto seria esperado durante a pandemia. Isso ocorre “em parte porque mais de 25% dos homens negros estão empregados em cargos de produção, transporte e manuseio de materiais, e essas profissões se saíram melhor que o setor de serviços”.

Mas agora, o avanço corre o risco de ser desfeito em um esforço máximo para controlar a inflação.

Os formuladores de políticas econômicas na Casa Branca e no Fed estão mudando suas prioridades de reconstrução da força de trabalho para controle das pressões dos preços por meio de medidas de austeridade – que ameaçam desacelerar ou até mesmo reverter o avanço recente no emprego.

Republicanos e democratas, entre eles o senador Joe Manchin, rejeitaram o Build Back Better do presidente Joe Biden, um pacote abrangente que incluía várias iniciativas de criação de empregos e teria acrescentado mais gastos públicos, mencionando a necessidade de abrandar a inflação.

Talvez ainda mais importante seja a resposta do banco central. O presidente do Fed, Jerome Powell, e seus colegas iniciaram um rápido ciclo de medidas cada vez mais restritivas e estão alertando que o combate à inflação por meio de taxas de juros mais altas provavelmente levará ao aumento da taxa de desemprego e talvez acabe provocando outra recessão.

Para observadores como William Spriggs, professor de economia da Universidade Howard e economista-chefe da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, isso representa um risco existencial para todo o esforço de construção de uma economia mais inclusiva, cuja necessidade tem sido dramaticamente enfatizada pelos acontecimentos dos últimos dois anos.

“Ainda somos os últimos a ser contratados, então se você aumentar a taxa de desemprego, isso apenas irá desfazer todas as conquistas”, disse Spriggs. “Qual é o sentido do mercado de trabalho aquecido? É a condição necessária para a ascensão [da população] negra.”

Tradução de Romina Cácia