Publicidade

Comportamento

MUB3 inaugura exposição sobre a primeira investidora da Bolsa do Brasil

A mostra conta a história de Eufrásia Teixeira Leite e fica em cartaz até o dia 15 de junho no museu da B3

MUB3 inaugura exposição sobre a primeira investidora da Bolsa do Brasil
Fachada da Bolsa de Valores. (Foto: Divulgação/B3)

Na próxima segunda-feira (15) o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil, da B3 (B3SA3), inaugura a exposição temporária “Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa”, que conta a história de Eufrásia Teixeira Leite, a primeira mulher a investir na Bolsa brasileira.

A entrada é gratuita e fica em cartaz até o dia 15 de junho na rua João Brícola, 59, no Centro Histórico de São Paulo. A sede da exposição é o Edifício JB, também conhecido como o Prédio das Moedas. O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Na exposição, os visitantes podem conhecer a de forma detalhada da jornada Eufrásia, que contempla desde a sua educação tradicional até sua ascensão como uma das investidoras mais respeitadas da época.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nascida em 1850 em Vassouras, no Rio de Janeiro, Eufrásia abriu as portas para que muitas mulheres alcançassem sua independência financeira. Na exposição, o público também pode se debruçar na trajetória de outras mulheres que se tornaram investidoras naquela época. Entre elas estão as irmãs Brontë, Victoria Woodhull, Tennessee Clafin, Hetty Green e Madame C. J. Walker. A mostra apresentara também uma linha do tempo com importantes marcos relacionados as mulheres.

Outro diferencial da exposição é a presença do aparelho usado no século XIX para transmitir as cotações em tempo real, chamado Ticker. Desenvolvido por Thomas Edison para a Bolsa de Nova Iorque, foi usado por bancos, escritórios de corretores, investidores e jornais da época. A peça imprimia em uma fita de papel, a ticker tape, o código do ativo, a variação de preço e o horário de negociação e dados importantes relacionados aos investimentos.

O MUB3 também tem uma exposição de longa duração que aborda a história do mercado de capitais e sua relação com a história do País. A mostra está organizada de forma temática e cronológica, reunindo histórias sobre as primeiras experiências de Bolsas e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O museu se apoia em recursos tecnológicos ao longo da narrativa expositiva, mostrando sua importância na trajetória no mercado de capitais e a história de pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento.