• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Pâmela Rosa: as lições da bicampeã do skate para os investidores

Skatista percebeu a importância da educação financeira e quer inspirar as pessoas a falar sobre dinheiro

Por João Paulo dos Santos

17/11/2021 | 9:30 Atualização: 17/11/2021 | 10:38

Pâmela Rosa diz que hoje investe de forma diversificada. Foto: Marcello Zambrana
Pâmela Rosa diz que hoje investe de forma diversificada. Foto: Marcello Zambrana

Com o título conquistado no último domingo (14), Pâmela Rosa se tornou bicampeã mundial de skate street (2019 e 2021). Ela também é a atual líder do ranking internacional e uma das skatistas brasileiras que disputaram a Olimpíada de Tóquio, tudo isso com apenas 22 anos. Hoje, a atleta entende a importância da educação financeira e de pensar no seu futuro ao gerir suas finanças, mas nem sempre foi assim.

Leia mais:
  • Confira 8 cursos gratuitos para aprender a investir
  • Conheça os tipos de planos de previdência privada
  • 5 conselhos para planejamento financeiro das crianças
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista ao E-Investidor, a skatista nascida em São José dos Campos, interior de São Paulo, conta que na sua infância o assunto ‘dinheiro’ nunca foi muito tratado,  em parte devido a todas as dificuldades financeiras enfrentadas pela família. “Investir, poupar era um sonho para a gente. Algo que a gente só via em comerciais de TV”, afirma.

Pâmela dormia no chão até os seus 16 anos, quando ganhou seu primeiro X-Games. “Naquele momento de crescimento profissional entendi que precisava administrar melhor meu dinheiro.”

Pâmela conquistou o Mundial de Skate Street disputado em São Paulo em 2019 Foto: Julio Detefon

Desde então, a atleta buscou ajuda de uma consultoria para fazer sua gestão financeira. Hoje, além de investir, quer incentivar os brasileiros a falarem sobre dinheiro e perceberem a importância do assunto, desfazendo o tabu muitas vezes natural nas famílias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Não se fala de dinheiro na mesa de almoço de domingo com os pais, e nem nas escolas. Hoje vejo que esse assunto é algo fundamental para a vida de qualquer pessoa”, diz.

Confira os principais trechos da entrevista com Pâmela Rosa e descubra como ela administra suas finanças, seus tipos de investimentos, e a busca por fomentar a educação financeira por meio da sua visibilidade.

E-Investidor: Como era sua relação com o dinheiro na infância e até se tornar atleta? Era um assunto discutido em família?

Pâmela Rosa: Eu nunca tive dinheiro. Até meus 16 anos dormia no chão. O dinheiro sempre foi contado na casa dos meus pais. Minha família não falava muito sobre o assunto devido a dificuldade que passávamos. Mas entendo que esse assunto sempre foi uma barreira para as famílias brasileiras, um tabu.

Publicidade

Qual foi o momento que percebeu que precisava cuidar das suas finanças?

Rosa: Em 2016 quando ganhei meu primeiro X-Games. Parte da premiação usei para alugar uma casa melhor para a minha família. E, pude, felizmente, dormir em um quarto só meu (risos). Naquele momento de crescimento profissional entendi que precisava administrar melhor meu dinheiro.

A projeção que o Skate ganhou após as Olimpíadas mudou o seu jeito de pensar ou se planejar com o dinheiro?

Rosa: Sem dúvida. Hoje, por exemplo, tenho auxílio de um consultor do Banco BV para me orientar nos investimentos. E foi ótimo porque abriu minha cabeça relacionado ao valor do dinheiro e valorizo muito isso. Mesmo que seja um conhecimento básico, incentivo outras pessoas a procurarem conhecimento sobre o tema.

Publicidade

Como é sua gestão financeira? Você delega essa questão para outra pessoa ou prefere controlar pessoalmente?

Rosa: Deixo isso com meu empresário e meus pais. Juntos fazemos essa gestão. Eles fazem esse filtro com a consultoria financeira, que orienta na escolha dos melhores investimentos. Alguns deles são de longo prazo e não posso mexer antes de um determinado tempo. É uma forma de ter um pouco de dinheiro guardado e investir no meu futuro.

Você investe em renda fixa, variável ou até em criptomoedas?

Rosa: Normalmente sigo as orientações da consultoria. O que tenho conhecimento é sobre skate. Sobre isso falo com propriedade! (risos). Depois que meus pais apuram, ouço o profissional, converso com meus pais novamente e tomo a decisão. Normalmente é assim que funciona. Recentemente meus investimentos passaram e ser diversificados. Pelo que aprendi é melhor investir diversificado para reduzir as possíveis perdas com o mercado financeiro. Então, hoje tenho aplicações em renda fixa, variável e alguns fundos de investimento.

Publicidade

Você já perdeu dinheiro com alguma aplicação errada?

Rosa: Nunca perdi porque comecei a investir recentemente. Como falei anteriormente, o dinheiro da minha família era contado. Investir, poupar era um sonho para a gente. Algo que a gente só via em comerciais de TV. O que posso dizer sem vergonha nenhuma é que antes de ter a noção melhor de dinheiro já gastei muitas vezes de maneira errada.

A brasileira tem um consultor financeiro, mas toma as decisões sobre o seu dinheiro. Foto: Julio Detefon

Você costuma reservar parte dos seus ganhos para a realização dos seus sonhos e objetivos? Hoje, qual é o seu maior sonho?

Rosa: Eu tenho dois grandes sonhos e os dois estão em processo de realização. Eu sempre quis contribuir e deixar algum legado no bairro que nasci. Junto com a prefeitura de São José dos Campos e o Banco BV conseguimos iniciar o projeto da construção de uma pista de skate. Nem tenho palavras para descrever como isso é incrível para mim.

O meu segundo sonho é ter condições de ir morar na Califórnia e ter a minha própria Skatepark. Na minha primeira reunião com o pessoal do Banco BV brinquei com eles sobre isso. Já cheguei perguntando: Vocês irão me ajudar a realizar esse sonho? Traçamos algumas metas de médio prazo e estou amarradona.

Publicidade

Você está com o Banco BV em campanha sobre falar de dinheiro. Como você vê o assunto entre atletas? A educação financeira ainda é um tabu no skate e/ou no esporte?

Rosa: O tabu não é só para quem é do skate, do futebol, vôlei ou basquete. O tabu é para o brasileiro de maneira geral. Não se fala de dinheiro, poupar, investimento na mesa de almoço de domingo com os pais, e nem nas escolas. Um pouco mais madura, com meus 22 anos, vejo que esse assunto é algo fundamental para a vida de qualquer pessoa. Esse é o tipo de conhecimento que deveria ser multiplicado  e apresentado ainda no colégio para as crianças. Essa campanha que fiz com o Banco BV foi literalmente contar um pouco da minha história de vida. Quero poder inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Como vê a importância da educação financeira para as pessoas? O que ela mudou para você?

Rosa: Acredito que mostra de fato que não sabemos lidar com dinheiro. Ensina que o futuro precisa ser construído a partir do hoje. Quanto mais falarmos sobre dinheiro, mais iremos conhecer sobre o assunto o que vai facilitar o nosso dia a dia. Falar sobre dinheiro fez com que pudesse me organizar melhor para ter um futuro financeiro confortável sem abrir mão do presente.

Publicidade

Como você busca inspirar as outras pessoas sobre o assunto após todo o destaque e visibilidade que conquistou?

Rosa: Tento mostrar que nenhuma dificuldade pode ser maior que o sonho. Jamais desistir dos obstáculos que a vida apresenta. Como brasileira, mulher e sem ter nascido em berço de ouro preciso lutar dobrado pelos meus sonhos. E tenho certeza que vou realizar todos eles!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • dinheiro
  • Finanças
  • gestão de patrimônio
  • Investimentos
Cotações
17/05/2026 23h12 (delay 15min)
Câmbio
17/05/2026 23h12 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    Por que as ações da Nubank (ROXO34) derreteram após o balanço?

  • 3

    Ibovespa volta a cair e dólar ultrapassa R$ 5,06 com piora global e ruído político no Brasil

  • 4

    Avanço da Clarity Act nos EUA deve acelerar regulação cripto na América Latina

  • 5

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Imagem principal sobre o 2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Logo E-Investidor
2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Últimas: Comportamento
O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos
Comportamento
O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

Seguradora afirma que classe média precisa tomar decisões mais difíceis à medida que gastos com supermercado, combustível, moradia e outros custos apertam os orçamentos familiares

17/05/2026 | 08h00 | Por Catherina Gioino
Conheça a especialista do Goldman Sachs que está sempre ao lado dos atletas
Comportamento
Conheça a especialista do Goldman Sachs que está sempre ao lado dos atletas

Nicole Pullen Ross revela como ajuda atletas milionários a proteger fortunas, evitar fraudes e transformar carreiras curtas em legado duradouro

16/05/2026 | 07h30 | Por Nick Lichtenberg, da Fortune
Brasil exporta mais do que samba e futebol, e o sistema financeiro é prova disso
Comportamento
Brasil exporta mais do que samba e futebol, e o sistema financeiro é prova disso

Executivos da Fenasbac e da IBM defendem que criatividade, regulação e infraestrutura transformaram o Brasil em referência global de inovação financeira

14/05/2026 | 15h00 | Por Igor Markevich
Saldo do FGTS poderá ser utilizado para quitar dívidas no Desenrola a partir de 25 de maio
Comportamento
Saldo do FGTS poderá ser utilizado para quitar dívidas no Desenrola a partir de 25 de maio

Estimativa do governo é de que até R$ 8,2 bilhões do FGTS possam ser utilizados para renegociação de dívidas por meio do programa

14/05/2026 | 11h24 | Por Mateus Maia

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador