Ao pensar nos perfis de animais, é comum associar gatos à independência, enquanto os cachorros são tidos como símbolos de lealdade. O que muitas pessoas não sabem é que as formas como os bichinhos se apresentam ao mundo podem lembrar também o comportamento das pessoas ao lidar com suas finanças.
Leia também
Essa ideia faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela Serasa com o instituto Opinion Box, que ouviu 1.800 pessoas para entender com quais animais os consumidores relacionam seus hábitos financeiros. O levantamento se baseia no trabalho do educador financeiro Thiago Godoy. Mais detalhes sobre o estudo podem ser conferidos nesta reportagem do Bora Investir, portal da B3.
Em 2023, o especialista lançou o livro Emoções Financeiras, no qual explica como o histórico familiar, as crenças e o apego a determinado estilo de vida podem impactar as finanças das pessoas. Na obra, ele se inspirou em experimentos e pesquisas sobre psicologia do dinheiro para comparar o comportamento financeiro de cada pessoa com os perfis de seis animais: cachorro, gato, coruja, águia, ovelha e urso.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“As pessoas aprendem melhor quando se conectam com símbolos, por isso a referência. A gente consegue se lembrar facilmente dos atributos de cada animal e isso ajuda a aumentar a consciência sobre os aspectos comportamentais e as crenças que nos incomodam”, explica Godoy, na pesquisa.
O levantamento revelou que quase metade dos entrevistados (45%) se identificam predominantemente com o perfil do cachorro, assumindo que, ao mesmo tempo que gostam de uma vida mais simples, também acreditam que o dinheiro ajuda a realizar sonhos. O perfil do gato, por outro lado, ficou de escanteio: apenas 3% dos consumidores assumem que interpretam o dinheiro como sinônimo de sucesso e felicidade.
Abaixo, é possível conferir como os hábitos financeiros estão associados a cada animal, além de conferir quais são os pontos que devem ser trabalhados nos comportamentos listados:
Cachorro
O perfil mais citado pelos entrevistados almeja um futuro melhor, mas tem a simplicidade como principal virtude, não sendo muito ligado a grandes luxos e regalias. Apesar de ter consciência da importância do dinheiro para realizar sonhos, pessoas com esse comportamento têm dificuldades para assumir compromissos financeiros e tendem a ser mais acomodadas. Por isso, devem aprender a não encarar o dinheiro como vilão.
Gato
O gato é associado ao prazer imediato. Pessoas com esse perfil podem apresentar apego ao dinheiro e ao sucesso, além de certo comodismo ao que é seguro e confortável. Essa forte associação da felicidade aos ganhos materiais faz, no entanto, o consumidor gastar mais do que ganha. Assim, uma lição importante para os felinos é aprender a planejar melhor o futuro e a pensar a longo prazo.
Coruja
De acordo com a pesquisa, a coruja é o animal financeiro com o maior número de qualidades. Quem se identifica com a ave, lida discretamente com a vida financeira, fazendo escolhas inteligentes. Entende ainda que o dinheiro é um grande facilitador e abre caminhos para uma vida mais confortável.
Águia
A outra ave da lista é determinada, livre e ambiciosa, mas corre o risco de se deixar levar pela ganância. Pessoas com esse perfil têm uma alta ambição quando o assunto é dinheiro, mas podem se tornar prisioneiras de si mesmas por associarem a felicidade apenas aos ganhos materiais. Devem, portanto, aprender a valorizar as coisas que o dinheiro não pode comprar.
Ovelha
Enquanto a coruja é o animal financeiro com mais pontos positivos, a ovelha, por sua vez, apresenta o maior número de desafios. Ela denota vulnerabilidade, porque costuma ser apontada como um animal medroso e que não sabe se defender de predadores. Quem se identifica com esse perfil, tende a se sentir desconfortável em falar sobre dinheiro. Dessa forma, precisa começar a reconhecer a importância de lidar bem com as finanças e não negligenciá-las.
Urso
O animal é mais reservado e pode se mostrar agressivo nas situações em que se sente acuado. Pessoas com esse perfil financeiro costumam se mostrar inflexíveis em relação ao dinheiro, tendo o receio de ganhar mais, pois acreditam que, ao acumular mais recursos, podem deixar de valorizar amigos e familiares. Devem então diversificar suas estratégias financeiras, sem ter tanto medo do futuro.
Quem quiser conferir mais detalhes sobre a pesquisa e as características associadas aos perfis de cada animal, pode acessar esta reportagem do Bora Investir, portal da B3, que traz os pontos positivos e negativos de cada um dos comportamentos financeiros apresentados.