Comportamento

Planilha de controle financeiro: como equilibrar as contas?

Conheça os benefícios de usar uma planilha de controle financeiro e algumas opções práticas para testar

Planilha de controle financeiro: como equilibrar as contas?
Planilha de controle financeiro pode contar com gráficos e ilustrar com facilidade seu panorama econômico. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Organização é a prioridade número 1 para quem deseja ajustar a vida financeira. Por isso, planilhas podem ser um bom instrumento para quem deseja aprimorar o controle sobre seus gastos
  • Há uma série de vantagens em utilizar uma planilha financeira, mas ela é apenas parte da questão. Mudar hábitos é fundamental
  • Vale a pena conhecer algumas opções de planilhas, do papel e caneta ao smartphone

Em ano de eleição, não faltam polêmicas sobre o rumo das contas públicas, mas tem um assunto que não sai de moda: as finanças pessoais. Mês a mês, todo mundo tem que “rebolar” para fazer os gastos caberem dentro das receitas — e como é difícil produzir esse superávit.

É nesse contexto que entra a importância de uma boa planilha financeira. Se organização é a palavra-chave, ter um bom instrumento pode ser a diferença entre conseguir ou não colocar em prática as metas pessoais.

Saiba mais do assunto e conheça dicas para manter o bolso “no azul”.

Por que usar uma planilha financeira?

Há uma série de benefícios em usar planilhas de controle financeiro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O sistema de posicionamento global (GPS) entrou na vida de motoristas definitivamente, mostrando caminhos, alertas de acidentes e desvios, cálculo do tempo para chegar a um destino, assim permitindo dirigir de forma mais tranquila. E é mais ou menos esse o papel de uma boa planilha quando o assunto é organizar as finanças pessoais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Luciana Maia Campos Machado, superintendente acadêmica e professora na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), a planilha de controle financeiro pode ser uma excelente ferramenta para o planejamento e auxílio nas conquistas das metas de curto, médio e longo prazos.

O primeiro benefício de organizar as contas em uma tabela de valores, por mais simples que seja a estrutura dela, é visualizar entradas e saídas de dinheiro. “Quando criamos uma planilha de controle financeiro, passamos a enxergar nossas receitas e despesas mensais e quanto de nossa renda está comprometida com gastos fixos e variáveis”, ela explica.

A partir disso, é possível organizar a renda variável de modo que atenda os planos pessoais e profissionais. Sabendo qual é a parcela da renda que está de fato disponível para alocar de modo mais livre, é possível pensar em um fluxo de caixa mensal e provisionar capital para viagens, projetos pessoais e, claro, uma reserva financeira que dê segurança.

Há ainda outra vantagem em alimentar uma planilha financeira: o efeito disciplinador de registrar e acompanhar tendências de consumo — e refletir sobre quais despesas são necessárias ou não. “Em um momento de restrição de renda, em que é necessário economizar, fica mais fácil readequar o orçamento se há controle sobre os gastos”, comenta Machado.

Veja 5 dicas para caprichar no uso da planilha financeira

O smartphone é útil para alimentar a planilha financeira em tempo real. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Certo, mas em termos práticos, como começar a ter as finanças organizadas em uma planilha? Confira cinco dicas da professora para acertar no controle financeiro.

1. Faça um mapeamento das entradas e saídas mensais

O primeiro passo é entender detalhadamente quanto se tem disponível a cada mês. Isso permite dimensionar o fluxo de caixa durante períodos maiores.

Publicidade

“Identifique seus recebimentos e seus gastos, fixos e variáveis. Procure entender as características de cada um deles e, principalmente, quais gastos são realmente necessários”, sugere Machado.

2. Trace metas de curto, médio e longo prazos

Conhecendo melhor quanto de “respiro” existe no dia a dia, é possível criar metas e assim atender a seus projetos pessoais. Por exemplo, se conhecer a Europa é o seu sonho, é fundamental colocar isso no orçamento. A questão é saber como, para onde vai, por quanto tempo, qual é o período necessário para juntar dinheiro e por aí vai.

“Um bom planejamento financeiro envolve economizar. Estipule metas de curto, médio e longo prazos e adquira o hábito de poupar regularmente. É fundamental não se esquecer da reserva financeira”, observa a especialista.

3. Mude os hábitos

Você já deve ter ouvido algum nutricionista falar sobre dietas de curto prazo: elas podem ajudar a perder peso pontualmente, mas o que importa mesmo para a saúde é a reeducação alimentar. E, com as finanças, a orientação é a mesma. É preciso ter consciência de seu dinheiro e tomar decisões lúcidas — o que quase sempre significa mudar de hábitos.

“Conforme for adquirindo conhecimento e se acostumando a manter uma rotina de controle orçamentário, mude de hábitos e repense os gastos. A dica é poupar e investir“, recomenda a superintendente.

4. Tenha disciplina

Bom, nada disso parece ser muito complexo, concorda? E de fato não é. O “x” da questão está em sustentar isso no cotidiano. Por isso, disciplina é fundamental.

Por um lado, não há planilha financeira que substitua o que compete a você: tomar boas decisões; mas, por outro, ter um bom instrumento facilita muito o processo. “Atualize sua ferramenta de controle de forma regrada e constante. Crie uma rotina de contabilização de entradas e saídas financeiras. É esse hábito que trará visibilidade dos gastos e fará você ter sucesso”, lembra Machado.

5. Escolha uma boa ferramenta de apoio

É aí que entra a importância de caprichar ao escolher uma planilha eficaz. Quanto melhor for o instrumento, mais fácil será de manter a organização no dia a dia.

“Ao pensar em ferramentas de controle financeiro, é importante procurar aquelas que melhor se adaptam a você. De nada adianta começar um planejamento financeiro e, depois de alguns meses, deixá-lo de lado”, comenta a professora.

Conheça 5 opções de planilha financeira

No caderno ou via app, há diferentes formas de controlar os gastos pessoais. É importante verificar qual é o modelo que se adapta mais ao seu perfil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

1. Papel e caneta

Na hora de organizar as finanças, não tem certo ou errado, tem o que funciona para cada um. Se o seu perfil é tradicional, e você deseja manter o bom e velho caderninho, sem problemas. O importante é controlar os gastos e otimizar a renda.

2. Excel

O Excel também é ótimo, sendo simples, intuitivo e funcional, pois permite criar colunas, fazer gráficos, inter-relacionar abas, fazer somas, filtrar informações e muito mais. E o melhor: é possível alimentá-lo via smartphone.

Publicidade

É possível construir uma tabela do zero, com a sua cara, ou encontrar modelos prontos na internet. Neste caso, dá para customizar a partir do que já foi testado por outras pessoas.

3. Planilhas Microsoft

Bill Gates pode “dar uma mãozinha” nas suas finanças pessoais. Não, ele provavelmente não emprestará parte da sua fortuna de aproximadamente R$ 700 bilhões, mas o empresário preparou ótimas planilhas para você usar. Vale a pena conferir os modelos. Gates detalhou os gastos em diferentes páginas, como:

  • Orçamento pessoal mensal;
  • Gastos do cartão de crédito;
  • Castos no mercado;
  • Calcular despesas escolares;
  • Orçamento familiar mensal;
  • Orçamento mensal de negócios.

4. Planilha Mobills

O Mobills é outra boa opção de controle que funciona via desktop e mobile, tendo planos pagos e gratuitos. Vale a pena explorar e ver qual deles melhor se aplica à sua necessidade. A interface é agradável e permite integrar gastos de diferentes contas e cartões.

A empresa permite também consultar vários instrumentos e materiais. Por isso, vale a pena investir se, mais que um instrumento, você deseja apostar em educação financeira.

5. Planilha Organizze

Outro app muito bacana é o Organizze. Ele é pago, mas dá cerca de um mês grátis para teste. Nele você consegue cadastrar várias contas e cartões, monitorar os gastos em tempo real, visualizar entradas e saídas de modo facilitado, além de lembrar você de pagar contas no dia do vencimento. Outro recurso interessante é que, se você já tem dados cadastrados em uma planilha, ele permite fazer upload.

Bom, se já não faltavam motivos para investir na sua saúde financeira, agora também não faltam soluções.

Fonte: Luciana Maia Campos Machado, superintendente acadêmica e professora de Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI); Mobills; Organizze; Clube do Valor.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos