Publicidade

Comportamento

Por que você não deve “prever o mercado”? Aqui estão os números das perdas de quem tentou

Investidor insiste em vender quando o mercado está em queda e perder a alta que vem na sequência, diz estudo

Por que você não deve “prever o mercado”? Aqui estão os números das perdas de quem tentou
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
O que este conteúdo fez por você?
  • A equipe da Morningstar estima que o investidor médio ganhou 6,3% ao ano de 2013 a 2023
  • Embora houvesse uma lacuna entre os retornos dos investidores e os retornos totais dos fundos para os anos analisados, 2020 foi particularmente ruim
  • Houve uma lacuna negativa de 2% em 2020 graças a oscilações selvagens e incertezas

“Comprar e manter” e “não tentar prever o mercado” podem ser os dois conselhos mais conhecidos sobre investimentos, mas essa sabedoria comum continua sendo ignorada. Quer uma prova? Em 2020, investidores assustados retiraram US$ 500 bilhões quando a pandemia fez o mercado financeiro despencar, mas, quando as ações se recuperaram, muitos perderam os ganhos. A conclusão consta no novo relatório da fornecedora de dados Morningstar.

O relatório Mind the Gap faz uma análise anual da chamada “lacuna de retorno do investidor“, que demonstra a diferença entre os retornos que os investidores realmente experimentaram e os retornos totais relatados para vários fundos. A equipe da Morningstar estima que o investidor médio ganhou 6,3% ao ano de 2013 a 2023, um ponto porcentual a menos que o retorno total médio de 7,3% dos fundos mútuos ou ETFs – aqueles negociados em bolsa que acompanham um índice de referência – dos Estados Unidos.

Essa lacuna pode ser amplamente atribuída ao erro de timing (momento) dos investidores no mercado financeiro. A diferença de 1,1% por ano — a Morningstar arredonda os retornos reais de 6,25% e 7,33% por ano — pode não parecer muito, mas no agregado, soma bastante. A empresa de dados financeiros estima que o investidor médio perdeu cerca de 15% dos retornos totais gerados durante o período de dez anos.

A diferença surge porque o retorno de 7,3% relatado pelos fundos pressupõe que os investidores permaneceram investidos durante todo o período. Mas não é assim que a maioria das pessoas realmente investe, observa a Morningstar. Eles podem fazer uma compra inicial no meio do ano, por exemplo, ou retirar fundos a qualquer momento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Seu retorno não será o mesmo que o retorno de comprar e manter”, escreve Jeffrey Ptak, diretor de avaliações da Morningstar. “Será o que seu dólar médio ganhou, dado o timing e a quantidade dessas compras e vendas. Se você comprar na alta e vender na baixa, seu retorno ficará atrás do retorno de comprar e manter.” E, como se vê, os investidores provavelmente farão exatamente o que são aconselhados repetidamente a não fazer — vender quando o mercado está em queda e perder a subsequente alta.

Embora houvesse uma lacuna entre os retornos dos investidores e os retornos totais dos fundos para todos os dez anos analisados pelo estudo, 2020 foi particularmente ruim, segundo a pesquisa. Houve uma lacuna negativa de 2% naquele ano, graças a oscilações selvagens e incertezas que levaram os investidores médios a se apressarem. Eles retiraram dinheiro durante a primavera, quando o mercado estava em queda, e realocaram apenas depois que o mercado começou a se recuperar.

 O que fazer ao invés de tentar prever o mercado

O relatório sublinha por que é tão importante para os investidores manterem a calma e continuarem firmes durante as oscilações do mercado financeiro. Mesmo a negociação periódica inevitavelmente leva a tristezas, Burt Malkiel, autor do livro de investimentos mais vendido A Random Walk Down Wall Street (Uma caminhada aleatória por Wall Street, em tradução livre), disse anteriormente à Fortune.

“Há evidências tão claras ao olhar para investidores individuais: você vê que aqueles que negociaram mais são os que mais perderam dinheiro“, disse Malkiel, que agora é o diretor de investimentos da Wealthfront. “Ninguém pode prever o mercado, não tente fazer isso. E se você tentar, é muito mais provável que erre do que acerte.”

Além disso, exemplifica por que tantos especialistas como Malkiel incentivam os investidores a optarem por fundos de índice de baixo custo e ampla base em vez de tentar escolher as melhores ações individuais ou setores. Esses fundos tiveram o melhor desempenho entre aqueles analisados pela Morningstar, com a menor lacuna de retorno do investidor.

Enquanto isso, os fundos de setor de ações tiveram a maior lacuna, com os retornos dos investidores ficando para trás em 2,6 pontos porcentuais. Os fundos passivos também superaram em muito os fundos ativos.

Publicidade

“As descobertas implicam que investir de forma rotineira, como fazer contribuições regulares para um plano de aposentadoria, pode ser útil para capturar mais retorno”, escreve Ptak da Morningstar. “Quanto mais os investidores puderem mecanizar a economia e o investimento, menos provável é que se envolvam em atividades de negociação custosas. Nesse sentido, é adição por subtração.” A velha máxima dos investimentos, portanto, segue valendo: não tente prever o mercado.

 

Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

Publicidade

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.