Depois de passar esta quinta-feira (3) com instabilidades no sistema, que impediu clientes de acessarem suas contas, o banco Itaú comunicou no final da tarde, via Twitter, que os serviços foram restabelecidos.
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Mas a instituição vai ter que se explicar ao Procon-SP. O órgão de defesa do consumidor notificou o banco, cobrando explicações quanto aos problemas no site e aplicativo do relatados pelos usuários.
Nossos serviços foram restabelecidos. Para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia:
? TEDs poderão ser feitos até as 18h15
? PIX até a meia-noite
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Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo.
— Itaú #FeitoComVc (@itau) March 3, 2022
Segundo relatos, mesmo após o comunicado do banco, o acesso às contas ainda não tinha sido normalizado. Pela internet, alguns clientes reclamaram inclusive que tiveram seus saldos alterados; outros não conseguiram realizar pagamentos via PIX ou acessar a carteira de investimentos.
Em nota, o Procon informou que a empresa deverá esclarecer quando constatou o problema, a previsão de regularização, quais providências e protocolos de segurança foram implementados, e se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.
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Também foram solicitadas explicações sobre quais serviços de atendimento e quantos consumidores foram afetados; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa, além de quais os impactos o consumidor terá.
“O Procon-SP quer que o Grupo Itaú informe – e comprove – se adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme disposto no art. 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, diz a nota.
O Itaú tem até a segunda-feira (7) para prestar os esclarecimentos.