Publicidade

Comportamento

Quem é David Swensen?

O gestor de fundos de investimentos da Universidade de Yale faleceu na semana passada

Quem é David Swensen?
David Swensen (FOTO:Driely Schwartz Vieira - The New York Times)
  • Nascido em 26 de janeiro de 1954, David Frederick Swensen foi gestor de fundos de investimentos da Universidade de Yale nos EUA de 1985 até 2021
  • Por cerca de 30 anos, as estratégias implementadas por David renderam bons resultados para o fundo da universidade com retornos de 12% ao ano 

Nascido em 26 de janeiro de 1954, David Frederick Swensen foi gestor de fundos de investimentos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O investidor ficou famoso por administrar os ativos da instituição de ensino de 1985 até sua morte, no dia 5 de maio de 2021.

Além de gestor, Swensen foi diretor de investimentos de Yale. Quando começou a administrar os ativos, lá em 1985, o fundo patrimonial valia cerca de US$ 1 bilhão. Em setembro de 2019 esse valor saltou para US$ 30,3 bilhões, segundo informações da Bloomberg. As estratégias implementadas por ele renderam bons resultados para o fundo da universidade, com retornos de 12% ao ano por cerca de 30 anos.

O maior destaque da sua trajetória como gestor foi o fato de Swensen ser um dos inventores do modelo de Yale, uma metodologia de investimentos utilizada no mercado financeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O modelo criado por Swensen e Dean Takahashi consiste em dividir uma carteira de investimentos em cinco ou seis partes aproximadamente iguais, das quais cada uma é alocada em uma classe de ativos diferentes, para assim obter a diversificação.

Em 2005, o gestor escreveu um livro chamado Unconventional Success, na tradução, “Sucesso não Convencional”, no qual faz um guia para o investidor individual.

Vida pessoal

Swensen nasceu na cidade de Ames em Iowa, nos EUA, mas foi criado no estado de Wisconsin, onde ficou até se formar em Economia na Universidade de Wisconsin-River Falls, onde seu pai era professor de química e reitor.

Depois de concluir seu doutorado, também na área de economia pela Universidade de Yale, Swensen começou sua carreira de investimentos nos anos 1980 e passou por grandes instituições como a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), Lehman Brothers, Carnegie Corporation, entre outras.

Por conta do seu trabalho, o ex-gestor ganhou diversos prêmios, entre eles, o Prêmio do Investidor Institucional pela Excelência em Gestão de Investimentos. Swensen também entrou para o Hall da Fama dos Hedge Fund Manager, da Institutional Investors Alpha, em 2008.

O gestor faleceu em decorrência de um câncer renal que tinha desde 2012, no Yale New Haven Hospital, aos 67 anos.

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos