• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

É mais vantajoso financeiramente comprar on-line ou nas lojas físicas?

Pessoas preferem frequentar lojas físicas nos setores de mercearia, roupas, beleza e móveis, aponta estudo

Por Geovani Bucci

30/03/2024 | 7:30 Atualização: 01/04/2024 | 17:08

Comércio varejista (Foto: Envato Elements)
Comércio varejista (Foto: Envato Elements)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, houve um boom de compras on-line que redefiniu os parâmetros do varejo. Hoje existem dois mundos: o e-commerce e o das lojas físicas. Pensando nisso, é possível constatar que há diferenças entre eles, principalmente no que tange o planejamento financeiro. Afinal, é mais vantajoso comprar on-line ou presencialmente?

Leia mais:
  • ‘O varejo ficou pequeno para nós’, afirma CEO da Via
  • 4 dicas de como economizar com transporte por aplicativo
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A economista Paula Sauer, que também é psicóloga e professora de finanças pessoais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), afirma que o fator que gera mais impacto nessa decisão é o preço e o quanto as pessoas pretendem gastar.  “O consumidor tem a expectativa de encontrar boas ofertas, ou seja, preços mais baixos nas lojas físicas, e isso o agrada sempre. É isso o que vai maximizar sua satisfação”, afirma.

Leia Mais:  Dia do Consumidor: como se proteger de golpes nas compras online?

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com os resultados financeiros da Adyen, processadora tecnológica global de pagamentos digitais, 56,4% das transações financeiras de empresas com canais físicos e digitais foram processadas presencialmente no ano de 2023.

“Em teoria comprar em uma loja on-line, deveria ser mais barato, mas nem sempre é isso o que acontece”, diz a economista. “Em alguns casos, o preço do frete e o prazo de entrega podem representar um problema. Muitas vezes, produtos importados pagam uma taxa de importação, que vai encarecer ainda mais o produto”, afirma.

Os setores em que os consumidores mais possuem preferência por frequentar as lojas físicas é o de groceries ou mercearia (76%), roupas (53%), beleza (47%) e móveis (64%), conforme aponta o Relatório Varejo 2023 da Adyen, pesquisa feita em parceria com a Opinium Research LLP e Censuswide, e que reuniu respostas de 36 mil consumidores em 26 países.

As lojas físicas se tornaram mais rápidas

O estudo aponta que mais da metade das pessoas (55%) prefere pagar com contactless, ou seja, fazer pagamento por aproximação. Além disso, o autoatendimento, que atualmente existe em quase todo estabelecimento de grande porte, permite um processo mais ágil e eficiente. Sem filas demoradas e sem necessidade de interações, as pessoas têm cada vez mais aderido a essa forma de pagamento autônoma.

Para a economista, trata-se de um processo empoderador para as pessoas que vão consumir. “É até mesmo mais divertido do que ficar no caixa observando o valor aumentar paulatinamente, enquanto gerenciamos como o funcionário coloca nossas compras na sacola”, diz.

Outros fatores que influenciam

59% dos entrevistados dizem que preferem ir até as lojas para experimentar itens. Paula Sauer salienta que é fundamental ter em mente que comprar é um “ato social”, ou seja, representa a maneira com que as pessoas se comunicam com o mundo. “Através das nossas roupas ou do que consumimos, tentamos literalmente comprar em lojas, o nosso ‘eu ideal’. Para chegar nele, é preciso observar o mundo que se quer pertencer”, diz.

Publicidade

Tanto as lojas digitais quanto as físicas possuem estratégias importantes, os chamados “gatilhos” que tem como objetivo estimular o consumo. Essas estratégias são cada vez mais sofisticadas, e conduzem o consumidor a tomada de decisão pelas compras sem que ele se dê conta. Para a especialista, não existe ambiente neutro. Tudo é pensado. “Cheiros de experiências marcantes, de casa de vó, de comida gostosa, de maresia, do primeiro namorado. Ainda não conseguimos reproduzir isso digitalmente”, diz a economista.

“São texturas no chão em lugares estratégicos que fazem com que o consumidor ande mais rápido ou mais devagar, luzes, música, cores, perfumes, temperatura, disposição nas gôndolas”, afirma Paula Sauer. “Tudo pode ser milimetricamente construído para fazer com que o cliente tenha uma melhor experiência de consumo e um maior desembolso financeiro.”

Podem ser destacados alguns exemplos de experiências como os showrooms, que consistem na exposição dos produtos à venda em que é possível adentrar e experimentar, observação por meio de realidade aumentada, cafeterias dentro da loja, eventos, entre outros.

Afinal, qual dos dois é melhor?

De acordo com o especialista em varejo e fundador da All Set, Leopoldo Jereissati, ambas as formas de consumir estão a cada dia mais caminhando juntas. “Essa é uma barreira que já foi ultrapassada porque os canais on-line são vastos e úteis para a pesquisa. Mas, a experiência física conta muito”, diz.

Ele ainda ressalta que hoje em dia há uma tentativa de equiparar os preços entre lojas físicas e on-line. O valor muitas vezes é determinado pelo local no presencial. Porém, com o uso de algoritmos e dados armazenados, muitas vezes esse preço é personalizado.

Publicidade

“Elas sabem que você pode pagar um pouco mais, e outra pessoa pode pagar menos. Existe uma individualização”, afirma o especialista. “Isso se vê, por exemplo, no uso de carros por aplicativo. Muitas vezes duas pessoas estão no mesmo lugar, vão correr uma distância parecida e os preços são diferentes.”

Leia Mais: 4 dicas de como economizar com transporte por aplicativo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • compras online
  • Consumo
  • E-Commerce
  • Tecnologia
  • Varejo
Cotações
06/09/2025 9h18 (delay 15min)
Câmbio
06/09/2025 9h18 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    182% do CDI ou IPCA + 30%: taxas dos CDBs do Master disparam após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central

  • 2

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência sorteia R$ 220 milhões neste sábado (6); saiba tudo
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência sorteia R$ 220 milhões neste sábado (6); saiba tudo
Imagem principal sobre o Vai ao The Town 2025? Veja 5 dicas para curtir o festival sem estourar o orçamento
Logo E-Investidor
Vai ao The Town 2025? Veja 5 dicas para curtir o festival sem estourar o orçamento
Imagem principal sobre o Quanto custa a multa por não votar e não justificar nas eleições?
Logo E-Investidor
Quanto custa a multa por não votar e não justificar nas eleições?
Imagem principal sobre o Como o payroll dos EUA afeta o mercado brasileiro?
Logo E-Investidor
Como o payroll dos EUA afeta o mercado brasileiro?
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe E no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe E no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Aos 30, ainda dá tempo de planejar uma aposentadoria rica; veja como
Logo E-Investidor
Aos 30, ainda dá tempo de planejar uma aposentadoria rica; veja como
Imagem principal sobre o Quem poderá comprar carro novo com isenção de IPI? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Quem poderá comprar carro novo com isenção de IPI? Veja se você tem direito
Imagem principal sobre o Auxílio-doença pode virar aposentadoria? Descubra em quanto tempo isso acontece
Logo E-Investidor
Auxílio-doença pode virar aposentadoria? Descubra em quanto tempo isso acontece
Últimas: Comportamento
O mercado imobiliário já não é um motor de criação de riqueza, uma vez que os preços das casas continuam a cair
Comportamento
O mercado imobiliário já não é um motor de criação de riqueza, uma vez que os preços das casas continuam a cair

Preços de imóveis nos EUA caem pelo quarto mês seguido e ficam atrás da inflação, pressionados por juros altos e tarifas que mantêm custos elevados

06/09/2025 | 07h30 | Por Jason Ma, da Fortune
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas
Comportamento
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas

Um dos jogos mais aguardados de 2025 chega hoje (4) com valores a partir de R$ 59,99 na Steam e no Switch

04/09/2025 | 18h14 | Por Igor Markevich
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio
Comportamento
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio

O valor de R$ 500 mil foi o maior já premiado em 12 temporadas de programa

03/09/2025 | 16h27 | Por Manuela Miniguini
Lições do megainvestidor: escritora que foi nora de Warren Buffett revela o que ele mais preza nos negócios
Comportamento
Lições do megainvestidor: escritora que foi nora de Warren Buffett revela o que ele mais preza nos negócios

Em entrevista exclusiva ao E-Investidor, Mary Buffett destaca paciência e pesquisa como pilares da estratégia do oráculo de Omaha, mas não só

01/09/2025 | 18h17 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador