Educação Financeira

4 dicas de como economizar com transporte por aplicativo

Entenda como eles podem entrar na rotina sem pesar no orçamento

4 dicas de como economizar com transporte por aplicativo
(Foto: Envato Elements)
  • Os transportes por aplicativo tornaram-se populares pelo conforto e praticidade que oferecem, mas a falta de organização pode fazer com que a fatura do cartão seja uma surpresa desagradável no final do mês
  • Planejar o tipo de uso, definir um teto de gastos, usar carteiras virtuais e dividir as corridas são algumas formas de economizar nesses gastos

Os transportes por aplicativo tornaram-se populares pelo conforto e praticidade que oferecem. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito ainda é a mais utilizada pelos usuários, mesmo com as empresas oferecendo outras opções, como o débito ou recarga prévia em carteira virtual.

Esse comportamento faz com que a fatura do cartão seja uma surpresa desagradável no final do mês e atrapalhe a organização financeira.

Para entender como economizar na hora de pedir o Uber ou 99, a educadora financeira Dina Prates, formada em Contabilidade pela UFRGS e proprietária da Dina Prates Finanças, deu quatro dicas de hábitos que podemos adotar na rotina para controlar melhor esse tipo de gasto. Confira!

1 – Planejar o tipo de uso

Identificar se você usa os aplicativos para lazer, trabalho ou outros compromissos da rotina fornece um panorama geral do seu perfil como usuário. Com isso, é possível entender quais os lugares mais procurados nas corridas e traçar sua média de gastos com aquele trajeto fixo.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Se a necessidade principal for para lazer, provavelmente o uso maior vai ser aos finais de semana, um gasto menor do que aquele de quem precisa do Uber, 99 ou InDriver para ir ou voltar do trabalho todos os dias, por exemplo.

2 – Definir um teto de gastos para essa despesa

Uma vez definido como gastar, é importante estabelecer um valor máximo para essa despesa. Assim, esse dinheiro entra na categoria de contas fixas variáveis, evitando um aumento inesperado no cartão de crédito.

3 – Usar as carteiras virtuais

Dentro dos aplicativos existem as opções de carteiras virtuais. Você pode escolher entre o Uber Cash ou 99 Pay, por exemplo, fazer uma pré-recarga do valor fixo separado para esse tipo de transporte e utilizar conforme sua necessidade ao longo do mês. Também é interessante dividir essa quantia pré-fixada entre os dois serviços, para escolher qual dos dois estão com a tarifa mais baixa naquele momento de solicitar o carro.

4 – Dividir corridas

Se os aplicativos fazem parte da rotina de trabalho, vale a pena descobrir se há colegas que moram no mesmo bairro ou que fazem o mesmo caminho para dividir as corridas. Com a opção de cadastrar mais que uma forma de pagamento, todos pagam o valor correspondente a sua parte assim que chegam ao destino e economizam juntos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos