Quem acredita que o ofício do influenciador digital é apenas algo do futuro está muito enganado: é possível se adaptar e se beneficiar da profissão, mesmo em áreas consideradas técnicas e nichadas, como o mercado financeiro. Esse foi o tema principal de um dos diversos painéis organizados pela XP durante o maior evento de investimentos do Brasil: a Expert XP, que toma conta da São Paulo Expo entre os dias 24 a 26 de julho, na capital paulista.
Para falar sobre a pauta com propriedade, a sessão trouxe Fausto Carvalho, humorista e criador de conteúdo, conhecido pelo seu personagem “Menzinho”; Pablo Spyer, comunicador e CEO da Vai Tourinho; e Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável na XP Investimentos.
De nômade a representante da Faria Lima
Antes de se tornar o Menzinho, fenômeno nas redes sociais, Fausto Carvalho foi jogador de futebol por alguns anos até largar a profissão por questões pessoais.
Depois da carreira breve, Fausto decidiu que a sua missão era entreter. Para isso, montou um plano de ação: entrou na faculdade de Educação Física e se formou com um objetivo principal: trabalhar com recreação.
Dito e feito, ele seguiu a carreira de recreador em navios de cruzeiro, profissão que rendeu uma volta ao mundo por mais de 100 países e 3 idiomas no currículo.
Até que, assim como todos, o mundo de Carvalho parou em março de 2020. Era a pandemia de Covid-19, e o recreador precisava se reinventar para continuar pagando as contas.
“Não é fácil”, comenta o influenciador. Ao longo da jornada, Fausto passou por duas síndromes de esgotamento profissional – o famoso burnout – causadas pela ansiedade e cobrança dos desafios da vida de comunicador.
Apesar das dificuldades, Carvalho superou os momentos difíceis, e foi dessa forma que surgiu o Menzinho, o maior projeto de Fausto Carvalho: um personagem que humoriza os “faria limers” e a vida de quem trabalha com o mercado financeiro.
Atualmente, o humorista soma mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais e é embaixador de diversas marcas e empresas, como a XP Investimentos.
“É preciso ter leveza para comunicar sobre o mercado financeiro”
Pablo Spyer, por sua vez, sempre trabalhou com o mercado financeiro. Mas, assim como Fausto, durante a pandemia de Covid-19, encontrou nas redes sociais uma forma de aprimorar o seu trabalho e ajudar aqueles que não fazem parte do mercado a se encontrarem nele.
“Esse é um assunto chato. Se quem é do mercado não gosta muito, quem não faz parte do meio naturalmente odeia. Então, meu intuito é fazer o conteúdo ficar mais leve”, explica o comunicador.
Pablito – apelido carinhoso do influenciador – conta como cresceu nessa vida com sucesso: “é o resultado de muita disciplina, consistência e disposição. As pessoas não se vêem o trabalho por trás”, afirma. Hoje, Spyer tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Pablo e Fausto têm dois perfis muito diferentes, mas ambos falam sobre o mercado financeiro. Spyer é mais técnico e conversa diretamente com o público sobre como investir, os resultados da bolsa e dicas sobre o mercado. Enquanto isso, Carvalho utiliza a comédia para falar sobre o segmento.
Apesar da disparidade dos conteúdos, os dois concordam que falar sobre o mercado financeiro de forma simplificada é fundamental. “A gente tem que comunicar com alegria, até porque, quanto existe alegria conseguimos quebrar paradigmas”, explica Spyer.
Os desafios da vida como influenciador digital
Apesar do sucesso, Carvalho alerta: “A gente tem que ter muito cuidado, não é toda brincadeira que a gente pode fazer, existe uma linha que, por vezes, queremos ultrapassar mas não podemos, porque a gente tem que proteger nosso patrimônio”, comenta Fausto sobre o fenômeno do cancelamento nas redes.
Além das críticas, um dos grandes desafios do influenciador digital é, de acordo com Fausto, “o lance do influenciar”. Carvalho explica: para ele, não é somente criar conteúdo, mas fazer um conteúdo inteligente, que agregue o seguidor de alguma forma. “É por isso que o Menzinho pratica esportes, ama a família, conta histórias reais e é ser humano por baixo da peruca”.
“Quando vejo o termo ‘influenciar’, eu acho mais pesado, porque o poder da influência é gigante. Temos que tratar bem o filho de vocês [plateia], que nos assistem e seguem, e influenciar cada um deles da melhor forma”, avalia.
Spyer aconselha quem quer seguir nessa profissão e enfrentar esses desafios: “Só pode ficar no barco quem rema, então é preciso sempre estudar e ler bastante. Para crescermos, precisamos de muito comprometimento, consistência e agregar valor ao cliente. Meus clientes são os meus seguidores, e eu preciso dar valor a eles.”