• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Você abriria mão da sua privacidade para combater o coronavírus?

Plataformas chinesas têm ajudado a monitorar passos dos usuários

Por E-Investidor

07/04/2020 | 15:07 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

(Óscar Pandiello e Marc Arcas/EFE) – Em algumas semanas, a China deixou de ser o epicentro da pandemia de covid-19 e, praticamente, eliminou o contágio local da doença. Um exemplo para o resto do mundo? Só se os países estiverem dispostos a renunciar por completo das práticas de privacidade de seus cidadãos, algo nada fácil na cultura ocidental.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O controle que o Partido Comunista Chinês exerce sobre a população permitiu o acesso do governo a enormes quantidades de dados – Big Data – relacionados à movimentação das pessoas e a salários, sem consentimento ou transparência.

O caso mais chamativo é o do aplicativo para dispositivos móveis oficialmente denominado “Código de saudação”, que é distribuído pelas populares plataformas Alipay e WeChat.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com base em dados introduzidos por um indivíduo e em informação governamental, um código é gerado com uma cor para cada pessoa. Este código (verde, amarelo ou vermelho) determina a movimentação do indivíduo e pode ser requerido para a checagem de autoridades na região, em caso de acesso a estabelecimentos comerciais ou a transporte público.

O grande irmão e a confiança

Transferir este tipo de prática para sociedades ocidentais com governos democráticos e onde a confiança nas autoridades está em xeque pode representar um perigo para o futuro. Os especialistas em ciências da saúde e tecnologia da Escola Politécnica Federal de Zurique Effy Vayena e Marcello Ienca explicam: “Aplicar práticas não transparentes pode colocar em risco a relação já desgastada entre cidadãos e governos, especialmente em países como França, Itália ou Estados Unidos”, sugerem os investigadores.

Vayena e Ienca não se opõem ao acesso dos governo a grandes dados (por exemplo, a localização de pessoas usando o GPS de seus celulares) para avançar nas medições de conteúdo da pandemia.

Mas os usuários querem que os seguintes princípios sejam cumpridos: transparência sobre dados que estão sendo compilados e compactados; circunscrição de todas as medidas em um marco regulatório claro; demonstração ante o público da ausência de alternativas menos invasivas para a privacidade; e garantia de que haverá um sistema de controle independente.

“Este é um grande experimento social. Por isso, é importante debater alguma forma de supervisioná-lo”, concluíram os docentes da Escola Politécnica Federal de Zurique.

A proposta europeia

Com esse espírito, foi criado, recentemente, o Rastreamento Pan-Europeu de Proximidade com Preservação da Privacidade (PEPP-PT), um projeto que visa oferecer uma solução única e de código aberto para coletar dados móveis em países da União Europeia.

Publicidade

A tecnologia, alimentada por 130 especialistas de universidades, empresas e fundações em oito países, conta com o uso do Bluetooth e “baseia-se na participação voluntária, respeita o anonimato e não usa informações pessoais nem geolocalização”, de acordo com informação divulgada no site de seus promotores.

O PEPP-PT será oferecido gratuitamente a desenvolvedores europeus. Alguns países como a Alemanha já estão trabalhando no lançamento de um aplicativo baseado nessa tecnologia, conforme explica Lothar Wieler, diretor do Instituto Robert Koch.

Até agora, a Comissão Europeia já estava coletando dados anônimos sobre movimentos de telefones celulares para “analisar padrões de mobilidade, incluindo o impacto de medidas de confinamento, a intensidade dos contatos e, por extensão, os riscos de contaminação”.

Para isso, a UE trabalha com um operador de telecomunicações por Estado-Membro, que inclui, entre outros, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telecom Italia, Telenor, Telia, A1 Telekom Austria e Vodafone.

Publicidade

Os desafios que surgem entre big data e privacidade na Europa é enorme. Há anos as instituições comunitárias se esforçam para criar uma legislação que garanta os direitos e a privacidade de seus cidadãos. O auge desse embate foi a criação do restritivo Regulamento Geral de Proteção de Data (GDPR), que está em vigor desde 2018.

Apple e Google: os dados já existentes

No outro lado do Atlântico, onde o debate sobre privacidade de dados também se tornou muito intenso nos últimos anos, uma proposta está se tornando cada vez mais vazia entre epidemiologistas e profissionais médicos e de tecnologia nos EUA: aproveitar o big data existente de gigantes como Apple e Google.

Essas duas empresas controlam – com muito poucas exceções – todos os sistemas operacionais móveis do país e, portanto, já possuem uma quantidade enorme de dados sobre os cidadãos (como mobilidade, hábitos etc), que podem ser muito úteis em estabelecer correlações e prognósticos em torno do coronavírus.

De fato, recentemente, o Google começou a publicar documentos que foram batizados de “relatórios de mobilidade”, que mostram dados agregados e anonimizados, por país ou região, sobre a presença de pessoas em espaços geográficos distintos. Há a divisão por categorias, como “parques” ou “supermercados e farmácias”, que visam medir a eficácia das medidas de contenção.

Esses dados, no entanto, são extremamente genéricos e não rastreiam as pessoas individualmente, incluindo informações médicas, por exemplo. Portanto, eles estão longe, por exemplo, do que está sendo feito na China ou em outros países asiáticos, como a Coreia do Sul. São mais dados gerais sobre o conjunto do país e, em alguns casos mais específicos, sobre comunidades ou municípios.

Publicidade

Em uma carta aberta divulgada no final de março, dezenas de proeminentes profissionais de saúde e de tecnologia pediram à Apple e ao Google que criassem um sistema semelhante ao chinês para rastrear contatos entre indivíduos, mas que fossem “voluntários” e que preservassem a “privacidade”.

As dificuldades de realizar um projeto dessa natureza são enormes por várias razões. A começar pela previsível relutância da Apple, que há anos se posiciona como defensora da privacidade. A hipotética rejeição da opinião pública diante da difusão de informações também seria um obstáculo.

Há ainda barreiras entre o setor privado e o governo. No entanto, os proponente  argumentam que a experiência da Apple e do Google em proteger a privacidade de seus usuários é exatamente a melhor garantia de que não ocorrerá violações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Apple (AAPL34)
  • Big Data
  • Coronavírus
  • Google (GOGL34)
Cotações
18/05/2026 0h35 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 0h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 3

    Por que as ações da Nubank (ROXO34) derreteram após o balanço?

  • 4

    Conheça a especialista do Goldman Sachs que está sempre ao lado dos atletas

  • 5

    Ibovespa volta a cair e dólar ultrapassa R$ 5,06 com piora global e ruído político no Brasil

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Imagem principal sobre o 2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Logo E-Investidor
2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Últimas:
Tele Sena de Mães 2026: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; confira o resultado da 4ª extração
Loterias
Tele Sena de Mães 2026: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS; confira o resultado da 4ª extração

Os participantes podem organizar os títulos físicos e digitais na plataforma online da Tele Sena

17/05/2026 | 19h11 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Dia de Sorte 1214: PRÊMIO ACUMULOU! Ninguém leva a recompensa máxima do sorteio de sábado (16)
Loterias
Resultado da Dia de Sorte 1214: PRÊMIO ACUMULOU! Ninguém leva a recompensa máxima do sorteio de sábado (16)

Os ganhadores da modalidade podem resgatar o prêmio em agências da Caixa Econômica Federal

17/05/2026 | 13h28 | Por Jéssica Anjos
Resultado da +Milionária 355: apostas ganham R$ 18.308,39, mesmo após ninguém levar o grande prêmio
Loterias
Resultado da +Milionária 355: apostas ganham R$ 18.308,39, mesmo após ninguém levar o grande prêmio

A loteria é composta por diversas faixas de premiação, contemplando muitos participantes por extração

17/05/2026 | 13h13 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Timemania 2392: 8 apostas levam R$ 29.676,14, mesmo sem acertarem todas as dezenas reveladas
Loterias
Resultado da Timemania 2392: 8 apostas levam R$ 29.676,14, mesmo sem acertarem todas as dezenas reveladas

A modalidade não teve ganhador na faixa principal e o prêmio acumulou para o próximo concurso

17/05/2026 | 13h07 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador