Apesar das preocupações com as iniciativas de capex (investimento) estratégico, que foi ajustado para R$ 9,2 bilhões para o período de 2021 a 2027 durante o no Investor Day da Gerdau (GGBR4), a expectativa da XP Investimentos é de que a companhia apresente um forte desempenho de lucros entre o segundo semestre de 2024 e 2025, com um múltiplo da relação entre valor da empresa e Ebitda (lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos) (EV/Ebitda) para 2025 esperado abaixo de 4,0 vezes.
“Prevê-se um aumento no momentum de lucros durante o segundo semestre de 2024 até 2025, impulsionado por elevações de preços e cortes de custos que favorecem a operação no Brasil, enquanto se antecipa que a performance sólida de margens na América do Norte continue a contribuir para resultados consistentes”, avaliam os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano, em relatório, destacando que o cenário apresentado no Investor Day “oferece uma margem de segurança e reforça a perspectiva positiva para a Gerdau”.
Após o encontro, a XP avalia que a Gerdau se mostrou focada em equilibrar o crescimento com os retornos para os acionistas. A expectativa da companhia é de que as margens nos Estados Unidos se mantenham fortes, apesar de possíveis desafios de curto prazo que possam afetar os resultados imediatos.
Apesar de o capex estratégico aumentar a clareza sobre como o capital será alocado, os analistas da XP apontam que os retornos incrementais da Gerdau (GGBR4) permanecem uma questão em aberto. Apesar disso, a casa avalia que a expectativa é que os investidores comecem a valorizar os novos projetos à medida que estes comecem a gerar retornos.