As criptomoedas são uma classe de ativos classificados pelos analistas como investimentos de alto risco (Foto: Envato Elements)
O bitcoin hoje ganha fôlego com a possibilidade de uma aprovação de um ETF (fundos de índice) de ethereum (ETH) até a quinta-feira (23). A expectativa animou os investidores e o BTC conseguiu voltar ao patamar dos US$ 71 mil após uma valorização de 4,79% nas últimas 24 horas. O ether, criptomoeda da rede ethereum, ganhou um fôlego ainda maior. Durante o mesmo período, o ativo digital avançou 19,98% e hoje permanece cotado a US$ 3,78 mil.
O otimismo aconteceu após a Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira – ter solicitado às exchanges, como são chamadas as corretoras de criptomoedas, uma atualização dos registros sobre os pedidos de ETFs. Pelo X (antigo Twitter), Eric Balchunas, analista da Bloomberg, ajustou a sua probabilidade de aprovação desses fundos de 25% para 75%.
Update: @JSeyff and I are increasing our odds of spot Ether ETF approval to 75% (up from 25%), hearing chatter this afternoon that SEC could be doing a 180 on this (increasingly political issue), so now everyone scrambling (like us everyone else assumed they'd be denied). See… https://t.co/gcxgYHz3om
Vale lembrar que, em janeiro, a SEC aprovou o lançamento de 11 ETFs de bitcoin à vista no mercado norte-americano. A oferta dos produtos impulsionou o preço do BTC que acumula uma valorização de quase 70% em 2024. O mesmo movimento pode acontecer com o ETH caso os fundos de índices sejam aprovados pelo órgão norte-americano. Esses veículos de investimento para são importantes porque viabilizam os investimentos a entrada do capital institucional no mercado de criptomoedas.
Veja o desempenho das principais criptomoedas nas últimas 24h