Bitcoin recua mais de 6% e atinge o menor patamar desde dezembro de 2025. Avanço da aversão a risco também pressiona ethereum e ativos especulativos. (Imagem: Adobe Stock)
O bitcoin operou em forte baixa hoje (29), com a criptomoeda atingindo seu menor valor desde o começo de dezembro de 2025. O sentimento de aversão a risco se espalhou pelo setor, pressionando também as cotações do ethereum. Ativos especulativos estão em uma posição de venda com o nível de incertezas nos mercados, que envolve tensões geopolíticas, o que é refletido na valorização de portos seguros tradicionais, como o ouro.
Às 17h40 (em Brasília), o bitcoin recuava 6,44%, a US$ 83.791,50. Já o ethereum caía 7,87%, a US$ 2.790,71, de acordo com a plataforma Coinbase.
“Houve uma ampla reprecificação do risco, onde commodities e ativos reais superaram devido a dinâmicas geopolíticas e de oferta, enquanto negociações de crescimento especulativo declinaram”, afirmam analistas da Synfutures.
Enquanto isso, reguladores do presidente dos EUA, Donald Trump, disseram estar prontos para apresentar regras que ajudem a fomentar o crescimento da indústria de criptomoedas, após a legislação sobre o tema enfrentar um revés inesperado. “No longo prazo, é melhor ter legislação”, disse o presidente da Securities and Exchanges Commission (SEC, a CVM dos EUA), Paul Atkins.
Ele espera que a legislação seja aprovada ainda neste ano, mas acrescentou que “podemos nos virar com a nossa autoridade”. Atkins e o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), Michael Selig, falaram sobre os esforços para elaborar regulações e dividir a supervisão do setor de criptomoedas. As agências esperam assinar um memorando de entendimento para formalizar a cooperação.