Criptomoedas

Bitcoin: minoria de investidores concentra 27% do total em circulação

Levantamento mostra que as 10 mil maiores contas de bitcoins detêm 5 milhões de bitcoins

mapeou e analisou todas as transações nos mais de 13 anos de história do bitcoin. Foto: Reuters/Dado Ruvic/Illustration
  • Para efeito de comparação, nos EUA, onde a desigualdade de riqueza atinge seu ponto mais extremo em décadas, o 1% do topo da pirâmide social detém cerca de um terço de toda a riqueza

Os maiores detentores de bitcoins controlam uma parcela maior da criptomoeda do que as famílias americanas mais ricas controlam em dólares, de acordo com um estudo do National Bureau of Economic Research.

O levantamento mostra que as 10 mil maiores contas de bitcoins detêm 5 milhões de bitcoins, o equivalente a aproximadamente US$ 232 bilhões. Com cerca de 114 milhões de pessoas globalmente detendo a criptomoeda, de acordo com o site Crypto.com, isso significa que aproximadamente 0,01% dos detentores de bitcoins controlam 27% dos 19 milhões de bitcoins em circulação.

Para efeito de comparação, nos EUA, onde a desigualdade de riqueza atinge seu ponto mais extremo em décadas, o 1% do topo da pirâmide social detém cerca de um terço de toda a riqueza, de acordo com o Federal Reserve.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O estudo, conduzido pelos professores de finanças Antoinette Schoar, da MIT Sloan School of Management, e Igor Makarov, da London School of Economics, pela primeira vez mapeou e analisou todas as transações nos mais de 13 anos de história do bitcoin.

Fonte: Dow Jones Newswires.