Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos (EUA) nesta segunda-feira (20) e prometeu nos últimos meses que iria viabilizar o desenvolvimento da indústria de criptomoedas em território americano. “A posse de Trump não deve trazer grandes mudanças para o mercado no curtíssimo prazo. Porém, é uma oportunidade para que muitos especuladores façam operações de maior risco”, diz Beto Fernandes, analista do grupo Foxbit.
Enquanto as mudanças anunciadas pelo presidente eleito não se tornam realidade, o cenário macroeconômico continua sendo a “pedra no sapato” dos investidores no curto prazo por ser um elemento com potencial de pressionar o preço do BTC nos próximos dias.
Na última semana de janeiro, acontece a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que vai decidir os próximos passos da política monetária do país. A expectativa é que a autoridade não realize corte nos juros, neste momento, após os indicadores americanos mostrarem um mercado de trabalho ainda bastante aquecido.
No acumulado do ano, o bitcoin (BTC) em dólar acumula uma valorização 12,95%.