Criptomoedas

Bitcoin: comprar com segurança é possível?

E-Investidor listou sete dicas para não cair em ciladas na hora de ir às compras

Bitcoin: comprar com segurança é possível?
O preço do Bitcoin segue em tendência de queda no ano de 2022. Foto: Envato Elements
  • Recente desvalorização é vista como uma oportunidade, mas é necessário ter cuidado com os golpes que circulam nas redes na hora de adquirir Bitcoin.

Principal criptomoeda do mundo, o Bitcoin segue pressionado diante do cenário de risco global.

Para muitos, a desvalorização é vista como uma oportunidade para ir às compras. No entanto, é preciso ter cuidado com os golpes na hora de adquirir o ativo.

Em abril de 2022, por exemplo, Cláudio José de Oliveira, o “Rei do Bitcoin”, foi preso por crimes contra o sistema financeiro nacional. Ele e seu grupo foram acusados de operar um esquema de pirâmide que desviou R$ 1,5 bilhão de 7 mil clientes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo Fabiano Dias, diretor de Negócios Internacionais pela Bitwage, a grande mudança que o Bitcoin traz é que o usuário possa ter a custódia do valor e negociá-lo com outra pessoa sem uma terceira parte. “Ou seja: esse valor (a chave privada) não deve ficar na mão de outra pessoa, como ocorria no caso do ‘Rei do Bitcoin’”, diz Dias.

Para que você não caia em ciladas como essa, o E-Investidor listou 7 cuidados que devem ser levados em conta na hora de comprar Bitcoin. Confira as recomendações:

1. Cuidado com o “phishing”

É necessário ter atenção com um golpe chamado de “phishing”. Nele, os golpistas usam um link falso muito semelhante ao original de uma corretora de criptomoedas, fazendo com que o usuário digite seu login e senha nesse local falso, capturando os dados.

Para evitar esse tipo de problema, é válido sempre conferir se o link está correto. Às vezes, os farsantes mudam pontos sutis, como só uma letra, por exemplo.

2. Não existe milagre

Seja extremamente cético com promessas ou relatos mirabolantes de pessoas na internet. “Essa é a principal dica, na verdade. A mais simples e a mais importante”, afirma Vanessa Nicola, analista de criptomoedas e sócia da Quantzed Criptos.

3. Verificação de duas etapas (2FA)

Além de uma senha forte, utilize a verificação em duas etapas. A maioria das exchanges oferece essa possibilidade e ela aumenta de fato a segurança.

O ideal é que esse tipo de autenticação não esteja no celular, pois também há um certo risco.

“Hoje, há muitos roubos de celular e no próprio aparelho está a verificação. Então, o ideal é que a pessoa não guarde esse tipo de autenticação no celular ou, se guardar, coloque travas”, aconselha Yuri Cavalcanti Fernandes, CIO da Bitpreço

Publicidade

“O próprio aplicativo de 2FA oferece para adicionar uma senha diferente, que não seja a do próprio celular, dificultando para que, caso alguém desbloqueie o seu aparelho, não consiga limpar a conta da corretora”, explica o especialista.

4. Escolha uma boa exchange

Dê preferência às exchanges, wallets e plataformas que mantenham uma atitude transparente com os clientes, que tenham uma via de comunicação fácil e rápida.

5. Tenha cuidado ao investir em novos projetos

Há novas criptomoedas e projetos quase todos os dias. Boa parte delas é vazia. No fundo, aquele projeto não serve para nada, apenas para tirar dinheiro do investidor.

Antes de investir em uma moeda nova, procure saber sobre o projeto, se há um fundamento, uma utilidade e uma visão de horizonte. Senão, pode haver grandes riscos de perder todo investimento feito pelo usuário”, explica Ney Pimenta, CEO da Bitpreço.

“Outro ponto é entender quem está por trás do projeto: a equipe de desenvolvedores, os C-levels e, principalmente, entender qual o histórico deles dentro do cenário cripto”, complementa Humberto Andrade, Trader Sênior OTC no Mercado Bitcoin.

6. Armazene a Seed em ambientes seguros

Cuidado na hora de armazenar a sua Seed (palavra de recuperação da carteira de Bitcoin). De forma alguma deixe-a em locais digitais e de fácil acesso, como o e-mail.

“Isso acaba se tornando muito menos seguro do que deixar as criptomoedas dentro de uma corretora”, explica o especialista Yuri Cavalcanti Fernandes.

7. Atenção na hora de realizar saques

Existem vírus que atuam no momento do saque dos valores. Na hora do “ctrl c + crtl v”, eles modificam o conteúdo copiado para endereços que não são seus.

Uma vez enviado, você pode perder todas as critptomoedas.

Publicidade

Assim, opte por corretoras que, ao copiar o endereço, compare o seu endereço cadastrado com o digitado para o saque.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos