Rumo ao hexa, Brasil teve sua estreia no Mundial no dia 24 de novembro. (Foto: Lucas Figueredo/CBF)
A chegada da Copa do Mundo de 2022 impulsionou o mercado de fan tokens oficiais da seleção brasileira, chamados de Brazil National Football Team Fan Token (BFT). Segundo dados do buscador de preços de ativos digitais CoinGecko, o valor desses criptoativos, que visam oferecer vantagens por meio de ações promocionais ou de engajamento a seus proprietários, subiram aproximadamente 294%, entre agosto e novembro deste ano.
Porém, apesar do desempenho positivo, George Wachsmann, CEO da Empiricus Gestão, explicou que esse criptoativo não tem o objetivo de ser negociado como ações na Bolsa de Valores, em que o investidor compra e vende. “Eles (fan tokens) tem a intenção de serem colecionáveis, no sentido do brasileiro apoiar o time. No máximo, costumam dar algum benefício ao torcedor”, diz.
Pela proposta do fan token, os detentores do BFT podem interagir com a seleção brasileira, tendo acesso a telefonemas, entradas em vestiários, assistir partidas nas áreas VIPs e ter produtos oficiais assinados pelos jogadores, além de itens de edição limitada. O BFT foi lançado em uma parceria entre a exchange Bitci e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas a associação máxima do futebol brasileiro informou que busca atualmente outro parceiro no lugar da Bitci para, então, disponibilizar os benefícios aos fãs.
De todo modo, João Zecchin, sócio-fundador da gestora de criptoativos Fuse Capital, declarou que algumas pessoas que compram os ativos esperam que o NFT valorize conforme a seleção brasileira avança no campeonato.
O pesquisador matemático da Universidade de Oxford Joshua Bull realizou um levantamento em que apontou quem deve ganhar a Copa do Mundo deste ano, segundo projeções matemáticas. O resultado indica uma vitória do Brasil sobre a Bélgica na final. Dessa forma, caso o pesquisador da universidade esteja certo, o BFT pode se valorizar até pelo menos o dia 18 de dezembro, quando termina o campeonato.
NEW: Oxford mathematical model predicts route to the men’s @FIFAWorldCup ⚽️?
??????? England to lose in the quarter-final
?? Argentina vs Brazil in the semi-final
?? Brazil to beat Belgium in the final#WorldCuppic.twitter.com/gm0IdIt8K6
Os especialistas afirmaram, no entanto, ser impossível ter certeza se o fan token irá se valorizar nos próximos dias e meses. Segundo Bernardo Srur, diretor da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), por ora, o período se mostra propício para tal, “mas uma expectativa futura é difícil de afirmar porque o mercado [cripto] é extremamente volátil”.
Já o sócio da Fuse Capital disse que o criptoativo pode se valorizar se houver uma estratégia marketing por trás, pois a valorização do NFT dependerá principalmente do interesse pela seleção brasileira. “Esse mercado gera valor para os times. Quanto mais interesse se tem, mais pessoas vão demandar o token. Com valor mais alto, a seleção pode captar mais recursos”.
Quando um time faz uma emissão de fan token, normalmente captura grande parte do valor da operação. Por exemplo, segundo a CBF, foram lançados 30 milhões de fan tokens do Brasil, uma grande parte dessa receita foi para o time da seleção brasileira. Ao todo, os BFTs foram vendidos a 13.658 fãs, por 0,50 de euros cada.
Publicidade
A CBF apontou também que há expectativas de uma segunda rodada de emissão de BFTs, mas não divulgou datas. “A forma como o futebol é consumido está mudando e entrar no mercado de tokens de torcedor é sucesso. Cravamos um marco histórico no mercado de blockchain, abrindo caminho para muito mais”, afirmou o diretor Comercial da confederação, Lorenzo Perales.
Veja abaixo o desempenho do fan token desde agosto, quando foi lançado no mercado. Vale dizer que o custo do criptoativo varia conforme a precificação do mercado, ou seja, demanda de compra e venda.
É recomendável investir?
O sócio da Fuse Capital declarou ser importante o investidor deixar a emoção de lado ao escolher se deve investir ou não, já que a alta é totalmente especulativa.
“Não enxergamos para o investidor um valor financeiro concreto, fundamental. Vemos como uma ferramenta do time captar mais dinheiro com sua base de torcedores [...] No final do dia, se a seleção conseguir engajar o público, será super benéfico. Porém, não vejo [os BFTs] como instrumento de investimento”, diz Zecchin.
Publicidade
O diretor da ABCripto também afirma que, apesar do mercado de fan tokens estar em ascensão, eles têm outra função do que propriamente a de um mecanismo de investimento, como ações na Bolsa de Valores. Os especialistas afirmaram, então, que o investidor precisa realmente saber qual é seu objetivo final ao adquirir um BFT.