Publicidade

Criptomoedas

4 dicas para investir com segurança em criptoativos

Entusiastas de cripto estão proclamando que 2025 é um ano de grande avanço para as moedas digitais, graças em grande parte ao apoio de Donald Trump

4 dicas para investir com segurança em criptoativos
Bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Adobe Stock)

A criptomoeda original está cotada bem acima de US$ 100.000, marcando um ganho de 160% nos últimos 12 meses. Entusiastas de cripto estão proclamando que 2025 é um ano de grande avanço para as moedas digitais — graças em grande parte ao apoio veemente do Presidente Donald Trump.

Não se pode negar que as cripto se tornaram um dos cantos mais fascinantes das finanças, especialmente porque a capitalização de mercado global do ativo agora está acima de US$ 3 trilhões. De acordo com Scott Shapiro, diretor sênior de produto na Coinbase, investidores comuns não deveriam ignorar o impressionante crescimento das cripto. Se o fizerem, ele diz, podem se arrepender.

“Em algum momento, você fica de fora se não se tornar alguém que possui cripto porque o mundo financeiro está se modernizando e se tornando mais aberto, e a cripto é a maneira como isso está acontecendo”, Shapiro conta à Fortune.

Apesar do hype, os mercados de cripto permanecem pouco regulamentados e sujeitos a extrema volatilidade de preços, deixando a maioria dos americanos relutantes em arriscar um investimento. É uma das classes de ativos de investimento mais arriscadas, adverte Ariel Zetlin-Jones, professor de economia na Tepper School of Business da Carnegie Mellon University. Mas até ele admite que não é uma má ideia para os investidores adicionarem um pouco de cripto ao seu portfólio—se os riscos forem compreendidos.

4 dicas para investir de forma responsável em criptoativos

O Bitcoin valorizou 50% desde novembro, e outras moedas populares viram ganhos ainda mais fortes nos últimos meses. Considere os riscos ao lado das oportunidades — aqui estão quatro dicas sobre como você pode investir de forma segura e responsável em criptomoedas.

1. Faça muita pesquisa

Cripto permanece um mercado jovem e dinâmico que ainda está se desenvolvendo, e isso significa que as melhores estratégias de investimento não são claras e diretas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A jornada de um investidor sempre começa com pesquisa aprofundada, mas isso é especialmente verdade quando se trata de criptomoeda. Suas decisões devem sempre ser baseadas em fatos, não em caprichos. Isso inclui aprender o máximo possível sobre moedas, exchanges e carteiras.

Cripto é um dos tópicos mais discutidos em plataformas como o Reddit, mas investidores sábios devem desconsiderar os conselhos oferecidos por estranhos anônimos em plataformas de mídia social. Eles não têm seus melhores interesses no coração. O mesmo vale para materiais de pesquisa oferecidos por exchanges e plataformas de cripto.

Se uma moeda cripto parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. Além das maiores criptos por capitalização de mercado —Bitcoin, Ethereum e XRP —, o mercado está infestado de memecoins, incluindo a própria de Trump. Sua extrema volatilidade de preço não é sua amiga, e muitas são veículos para fraude.

Zetlin-Jones adverte que a maioria das memecoins é semelhante a tokens não fungíveis (NFTs) — que foram populares há alguns anos. Embora possam chamar sua atenção, para a maioria das pessoas elas não são uma boa movimentação financeira.

“Temos muitas evidências agora de que a maioria das pessoas que investiram e compraram NFTs acabaram perdendo dinheiro,” diz Zetlin-Jones. “Isso não quer dizer que ninguém ganhou dinheiro, e isso não quer dizer que ainda não existam alguns tokens não fungíveis valiosos hoje, mas é para dizer que a maioria das pessoas que investiram perdeu dinheiro. Eu acho que as memecoins são bastante semelhantes.”

2.Reconheça a volatilidade

Os mercados são voláteis por natureza — mas é crítico reconhecer que os preços das cripto são especialmente voláteis. Pode ser fácil olhar para o Bitcoin e ver que seu valor quintuplicou nos últimos dois anos. Poucas pessoas reclamariam de retornos assim. No entanto, se você olhar mais de perto, há alguns sinais de alerta. Por exemplo, entre 29 de julho e 5 de agosto de 2024, o preço do Bitcoin caiu 22%.
“Se você olhar para os retornos diários em períodos curtos de tempo, a volatilidade de seus retornos é uma ordem de magnitude maior do que outros ativos que economistas ou participantes do mercado financeiro veem como arriscados, como o S&P 500 em uma base diária,” adverte Zetlin-Jones.

Publicidade

Ao comprar quaisquer moedas, esteja ciente de que o preço pode subir e cair dramaticamente a qualquer momento do dia. Para alguns, isso pode parecer divertido, mas para outros, isso pode significar debilitação financeira.

3.Não coloque todos os seus ovos em um único token

Existem milhões de criptomoedas disponíveis hoje, e possuir um portfólio bem diversificado de ativos cripto pode ajudar a mitigar a dramática volatilidade e tornar os investimentos menos arriscados a longo prazo.

Os investidores devem fazer das cripto apenas uma pequena parte de seu portfólio de investimentos mais amplo — após fundos de índice, ETFs, ativos de renda fixa e ações individuais. Ativos financeiros tradicionais são muito menos arriscados do que cripto.

“Eu acho que há um consenso crescente de que uma parte do seu portfólio sendo investida em (criptomoedas) não é uma má ideia,” diz Zetlin-Jones. “Mas as pessoas devem entender os riscos que assumem quando expõem parte de seu portfólio a esses ativos muito arriscados.”

Para aqueles que querem aprender fazendo, mas querem evitar riscos, stablecoins são uma rota. Elas são atreladas a ativos como ouro ou o dólar americano, e as mais fortes evitaram grande volatilidade. Apenas note que ser chamada de stablecoin não é garantia de estabilidade — a plataforma de stablecoin Terra/Luna, por exemplo, esteve envolvida em um grande colapso do mercado de cripto em 2022.

4.Pese os riscos versus as recompensas

Criptomoeda tem suas vantagens — o mercado nunca fecha, por exemplo — e pode remover barreiras como lidar com intermediários do mercado financeiro, fronteiras internacionais e taxas.

Publicidade

“Ao contrário de investir em uma propriedade de ações de empresas através de ações tradicionais, investir em cripto oferece aos investidores a oportunidade de negociar 24/7, apoiar projetos de blockchain que lhes interessam, coletar e negociar ativos digitais e memorabilia como NFTs, e muito mais,” disse um porta-voz da Crypto.com

Shapiro acrescenta que o mercado de cripto é uma maneira muito mais eficiente para os mercados operarem.

No entanto, isso vem com desvantagens. Além da volatilidade e possíveis golpes, governos e instituições financeiras oferecem muito menos proteções ao consumidor para usuários de cripto. Se você sentir que foi prejudicado no mercado de cripto, pode haver pouco que alguém possa fazer.

Não esqueça que qualquer americano que vende criptomoedas recebe como pagamento, ou tem outras transações digitais deve reportar isso como parte de sua declaração de impostos anual.

A conclusão: mantenha-se cético ao se envolver com cripto

Menos de 1 em 5 americanos experimentaram cripto, de acordo com a Pew Research. O presidente Trump prometeu trazer a indústria para o mainstream, e sua administração espera criar um conselho consultivo de cripto. A escolha de Trump para liderar a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) é um defensor vocal de cripto.

Publicidade

“Nós saudamos a postura de apoio à cripto da nova administração para avançar a inovação em ativos digitais. Esperamos ver regulamentações e políticas mais claras projetadas para acelerar a adoção responsável de cripto, o que irá alimentar ainda mais o crescimento no mercado global e na indústria como um todo,” disse um porta-voz da Crypto.com.

Dependendo de com quem você fala na indústria financeira, eles podem ter pontos de vista radicalmente diferentes sobre criptomoeda. Enquanto alguns investidores não a tocarão nem com uma vara de 10 pés, outros já estão usando-a em suas vidas cotidianas para armazenar, transferir e investir dinheiro. Shapiro, por exemplo, diz que usou criptomoeda para pagar o aluguel.

Zetlin-Jones diz que ainda resta ver como a cripto competirá com a rede bancária tradicional. “Ainda é uma das classes de ativos mais voláteis nos mercados financeiros… Mas é uma tecnologia em busca de um aplicativo matador,” ele acrescenta.

Se você se juntar aos milhões de pessoas que mergulharam em cripto, você precisa reconhecer que é bastante diferente dos mercados financeiros tradicionais. O risco de perder dinheiro em um curto período é alto. E enquanto a nova tecnologia nunca é perfeita, investidores cautelosos e informados têm o potencial de se beneficiar.

Publicidade

*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.