Publicidade

Criptomoedas

Criptomoedas: entenda a diferença entre IPO e ICO. Vale arriscar?

Analistas explicam as diferenças entre IPO e ICO. Entenda

Criptomoedas: entenda a diferença entre IPO e ICO. Vale arriscar?
o mercado de criptomoedas teve um verdadeiro boom de investimentos dos fundos de Venture Capital em 2021. (Fonte: Shutterstock)
  • O ICO é considerado uma forma de financiar um projeto de blockchain com o intuito de distribuir o aporte para diferentes investidores. Entretanto, como qualquer aplicação financeira, existem riscos
  • A diferença também está na regulação. “Não existe uma regulamentação clara, mundialmente testada e reconhecida para o ICO. Diferentemente do IPO, que possui regras, limitações e auditorias em cada operação"
  • “O risco é tão extremo que fica difícil, inclusive, a leitura para entender o potencial. A não ser que você esteja envolvido com a empresa e a equipe responsável, é muito mais arriscado do que comprar uma cripto que já tenha sido lançada no mercado” aponta analista

No mercado de capitais, a sigla IPO, referente à Oferta Inicial Pública é um dos termos mais conhecidos. Quando volta-se o olhar para as criptomoedas, o P transforma-se em C e corresponde à Oferta Inicial de Moedas (ICO, no inglês). Mas qual a diferença entre os dois serviços? Como é possível lucrar aplicando no “nascimento” de uma nova moeda digital?

O ICO é considerado uma forma de financiar um projeto de blockchain com o intuito de distribuir o aporte para diferentes investidores. Entretanto, como qualquer aplicação financeira, existem riscos.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), reconhece que, mesmo que haja um maior desenvolvimento do sistema financeiro e de serviços, há também um aumento de riscos e fraudes por conta da menor regulação, se comparado ao mercado tradicional.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Apesar do nome ser próximo e do ICO ser constantemente comparado com IPO, a diferença é bem discrepante”, aponta André Franco, analista de criptoativos da Empiricus.

Segundo Franco, umas das principais diferenças é que, no IPO, a empresa já teve o modelo de negócio testado e aprovado por consumidores e pelo mercado há algum tempo ou, em alguns casos, a companhia apresentou crescimento vertiginoso e tem capacidade de dar continuidade, mesmo que não tenha grandes lucros até então. “Isso acontece no caso de empresas que atingiram o limite do crescimento e precisam captar montantes para continuar na mesma velocidade”, explica.

Além disso, a diferença também está na regulação. “Não existe uma regulamentação clara, mundialmente testada e reconhecida para o ICO. Diferentemente do IPO, que possui regras, limitações e auditorias em cada operação.

“As Bolsas de cada país avaliam se existe alguma fraude na empresa que deseja abrir capital, por exemplo. Já o processo do ICO não tem esse crivo. Qualquer pessoa pode anunciar um documento com a ideia e a projeção da captação”, explica.

Vale a pena aplicar?

“O risco é tão extremo que fica difícil, inclusive, a leitura para entender o potencial. A não ser que você esteja envolvido com a empresa e a equipe responsável, é muito mais arriscado do que comprar uma cripto que já tenha sido lançada no mercado” aponta o analista.

Segundo ele, especialmente para o investidor mais leigo, é um risco desnecessário. De qualquer forma, a semelhança está em conhecer o projeto, o modelo de negócio e o que ele se propõe a resolver.

Publicidade

Por outro lado, assim como existem possibilidades do ativo não crescer e valorizar, existem moedas que mostraram altas significativas desde o início das operações.

“Se você optar por investir nesses produtos, faça perguntas e exija respostas claras”, alerta a SEC.

A plataforma CoinGecko, uma das principais ferramentas da classe, elaborou uma classificação de pontos para avaliação dos processos, o Gecko ICO Score.

De acordo com Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, é essencial que o investidor reconheça os criptoativos como detentores de volatilidade mais alta que outras classes de renda variável mais tradicionais como a Bolsa.

“Como qualquer outro ativo, há riscos. É normal termos oscilações de 10% ou mais em um dia, o que é bem diferente da bolsa”, comenta. Ele ainda destaca que a tendência é que o mercado evolua cada vez mais com a entrada de pequenos e grandes novos investidores, o que possibilita a atenção de novos públicos e a expansão de negócios.

Processo

Assim como no exterior existem diferentes moedas além das famosas Bitcoins, Ethereum, Cardano, por exemplo, existem criptomoedas de origem nacional. Seja com o objetivo de usar o ativo em jogos, financiamentos ou pagamentos, elas buscam promover a descentralização financeira.

Publicidade

Em processo de ICO, a FinbyCoin iniciou a terceira etapa do processo com 88 milhões de tokens a US$ 2,00 cada moeda segundo explica Marcos Lecasi, CEO da Finby. Lecasi defende que, em contrapartida ao IPO, o ICO tem um custo de aquisição mais baixo porque não ter a participação de diferentes bancos, por exemplo. “No ICO, a oferta é realizada diretamente com a empresa responsável, o que diminui custos, que serão transformados em lucros no futuro”, aponta.

Ele explica que o processo pode ser feito também por parte de uma Oferta Inicial de Exchange (IEO, na sigla em inglês), o que significa uma evolução das operações. Desse formato, o processo de abertura é realizado por meio de uma plataforma intermediadora.

A SEC (equivalente à CVM) reconhece as IEOs, mas ressalta que o investidor deve conferir se a plataforma mediadora é regulamentada. “Alegações de novas tecnologias e produtos financeiros, como aqueles associados a ofertas de ativos digitais, e alegações de que os IEOs são avaliados por plataformas de negociação, podem ser usadas indevidamente para atrair investidores com a falsa promessa de altos retornos em um novo espaço de investimento”, alerta a Comissão de Valores Imobiliários Americana.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos