Criptomoedas

Criptomoedas foram incluídas nas sanções contra Rússia, diz UE

Segundo a União Europeia, os ativos criptográficos também são considerados “títulos transferíveis”

Criptomoedas foram incluídas nas sanções contra Rússia, diz UE
As criptomoedas foram incluídas nos bloqueios econômicos contra a Rússia, informou a União Europeia (Foto: Envato Elements)
  • Os especialistas especulavam que, com as sanções econômicas, a Rússia conseguiria driblar as medidas por meio de transferências em criptomoedas
  • No entanto, um comunicado publicado nesta quarta-feira (9) pela União Europeia informou que as transferências de criptomoedas também foram incluídas nas medidas

As transações de criptomoedas foram incluídas nas sanções contra a Rússia por iniciar uma guerra contra a Ucrânia. É o que informou um comunicado publicado pela União Europeia nesta quarta-feira (9). De acordo com o site norte-americano Business Insider, o grupo econômico afirmou que os ativos criptográficos também são considerados “títulos transferíveis”.

Nas últimas semanas, alguns países europeus e os Estados Unidos anunciaram diversas sanções econômicas contra a Rússia como resposta aos bombardeiros no território da Ucrânia. Uma delas foi a expulsão de sete bancos russos do sistema de comunicação interbancário mundial, o Swift.

Alguns especialistas especulavam que, com a exclusão do sistema, a Rússia poderia driblar o bloqueio por meio das criptomoedas. No entanto, de acordo com o Business, a União Europeia ressaltou, por meio de comunicado, que as criptomoedas foram enquadradas nas sanções contra o país do leste europeu justamente por serem consideradas como “títulos transferíveis”. Os empréstimos e créditos entregues em criptomoedas também foram incluídos nas medidas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo sem as sanções, alguns especialistas já acreditavam que as criptomoedas não seriam capazes de contornar as medidas econômicas contra a Rússia. “Não há muito que a Rússia possa fazer internamente, dada a natureza interconectada da economia global”, disse Ari Redbord, chefe de assuntos jurídicos e governamentais da empresa de blockchain e gerenciamento de risco TRM Labs, em entrevista ao Business Insider.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos