Negócios

UE considera restringir direitos da Rússia no FMI por invasão

Uma opção é remover a Rússia inteiramente da instituição que atua como credor de último recurso

UE considera restringir direitos da Rússia no FMI por invasão
Prédio do FMI - Foto: Yuri Gripas/Reuters

Autoridades da União Europeia estão avaliando restringir a influência russa e o acesso do país a financiamento no Fundo Monetário Internacional após a invasão da Ucrânia, disseram seis autoridades à Reuters.

Uma opção em consideração é remover a Rússia inteiramente da instituição que atua como credor de último recurso, afirmaram as autoridades, embora algumas tenham destacado que isso seria difícil ou até mesmo impossível.

Outras opções em análise incluem a suspensão dos direitos de voto de Moscou, bem como o bloqueio de seu acesso à moeda especial do FMI, os Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês), afirmaram as autoridades.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, expulsar totalmente a Rússia do FMI pode não ser legalmente possível, disse uma autoridade. “A leitura legal consensual é que isso não pode ser feito. Mesmo para membros culpados de genocídio não foi feito, porque exigiria prova de uma violação legal do acordo do FMI, por isso é muito improvável”, disse ela.

Questionada sobre quando as negociações podem chegar a uma conclusão, outra autoridade afirmou que a questão é urgente, mas alguns outros membros do FMI, que agrupa 190 países, podem se opor.

Um porta-voz do FMI não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.