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Criptomoedas

Token do Axie Infinity cai 93%. É o fim dos jogos que remuneram em cripto?

A criptomoeda do jogo do tipo play-to-earn chegou a valer R$ 888,78, mas já despencou para R$ 61,70

Token do Axie Infinity cai 93%. É o fim dos jogos que remuneram em cripto?
Axie Infinity é um dos principais jogos de NFTs atualmente. (Foto: Reprodução/Axie Infinity)
  • Desde o pico, em 11 de novembro de 2021 - quando o criptoativo AXS custava cerca de R$ 888,78 - até hoje, o ativo devolveu cerca de 93%
  • Especialistas justificaram que esse movimento foi causado pelo ‘inverno cripto’ e pela atratividade do jogo
  • Dada a fama do Axie Infinity, muitos jogadores podem acreditar que a queda na AXS aponta para o fim do mercado de jogos ‘play-to-earn’, mas os entrevistados acreditam que não

A pandemia e o isolamento social dos últimos anos forçaram a população a ficar em casa e uma parcela delas usou o videogame como meio para se conectar com o outro. O comportamento abriu espaço para que jogos do tipo “play-to-earn” ganhassem a atenção dos brasileiros, modelo que paga ao usuário uma quantia em criptomoedas em troca de algumas horas de atividade. Assim, se tornou febre, tanto que um dos games mais famosos, o Axie Infinity, chegou a verificar valorização de 4.400% na sua criptomoeda entre julho e novembro de 2021.

No entanto, desde o pico de 11 de novembro de 2021 – quando o criptoativo do jogo, o AXS, custava cerca de R$ 888,78 – até hoje, a criptomoeda devolveu cerca de 93% da sua valorização. Nesta terça-feira (24) o token está cotado a R$ 61,70. Especialistas justificaram que tal movimento de queda foi causado pelo chamado inverno cripto e pela diminuição da atratividade do jogo entre seu público.

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O inverno cripto consiste em um período de queda prolongada por conta, principalmente, da alta taxa de juros pelo mundo que penaliza os ativos considerados mais arriscados, como as criptomoedas. O bitcoin, por exemplo, desvalorizou cerca de 40% em um ano.

Segundo Vinicius Bazan, analista de criptoativos da Empiricus, “os juros subiram numa tentativa de conter a inflação causada, entre outros motivos, pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia”. Relembre os motivos que inflaram os custos dos itens de bens e consumo no mundo.

Quanto à dimunuição de atração no jogo, Tatiana Revoredo, professora do Instituto e Pesquisa (Insper), afirmou que “a queda no preço de alguns tokens foi ocasionada pela falha no design do jogo – que colocou em ultimo plano o que deve ser objetivo primordial em qualquer game, a diversão”.

A principal vantagem do uso da tecnologia blockchain em jogos – que é dar a propriedade dos tokens aos usuários – não foi abalada com o desempenho destes jogos. “Não adianta usar novas tecnologias se há falha no modelo do negócio”, diz a professora.

No entanto, o Axie Infinity não seguiu a recomendação. De acordo com Nelson Mitsuo, professor de Sistemas de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o jogo não proporciona uma dinâmica interessante a novos usuários, pois os mais antigos já estão tão evoluídos que se tornaram “quase invencíveis”.

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O Axie Infinity funciona de maneira semelhante ao famoso jogo do Pokémon Go. O usuário tem um time de personagens chamadas axies, que podem batalhar contra outros jogadores. Quem vence a disputa ganha criptoativos AXS, que podem ser transformados em papel-moeda.

Equipe de axis do jogador Thiago Takaki (arquivo pessoal)

É o fim dos jogos play to earn?

Dada a fama do Axie Infinity, muitos jogadores podem acreditar que a queda na AXS aponta para o fim do mercado de jogos play-to-earn, mas os especialistas entrevistados pelo E-Investidor acreditam que não. De acordo com Marcos Lustosa, gerente de Marketing da CoinEx BR, esse setor no universo game ainda está em desenvolvimento. “Há possibilidades de mudanças para que o mercado se torne mais atrativo”, disse.

O analista de criptoativos da Empiricus declarou também que o Axie era um embrião no mercado e estava suscetível ao erro. “E, como aconteceu, os desenvolvedores devem criar outras plataformas de jogos que sejam melhores e não repitam os mesmos problemas”, afirmou. “Existem outros jogos do mesmo tipo, portanto, a queda do Axie Infinity não necessariamente indica que o modelo não vingaria no mercado”, disse Bazan.

Outros jogos semelhantes são: CyrptoKitties, em que o jogador cuida de gatos virtuais e no qual é remunerado com ethereum – criptomoeda que caiu 37% em um ano – , e o Decentraland, parecido com o jogo The Sims, mas que usa a cripto Mana – que tombou 68%.

O Axie Infinity acabou?

Quanto ao futuro do jogo, especificamente, os entrevistados divergem de opinião. O gerente de Marketing da CoinEx BR e o professor do Mackenzie têm dúvidas sobre como o game trará novos usuários e mudará suas estratégias para competir com os novos jogos.

De acordo com dados do portal Active Player, especializado em criar estatísticas dos jogos online, a quantidade de jogadores dos últimos 30 dias foi de 468 mil, 82,6% menor que o pico de usuários, em janeiro de 2022, quando bateu 2,7 milhões de pessoas.

Bernard Pedra, analista da área de Research do Mercado Bitcoin, vê com bons olhos as mudanças que estão sendo feitas no Axie Infinity Origins, nova versão do jogo que contará com uma “interface diferente, mecânicas inovadoras, efeitos especiais e história principal diferente”, informa o game em vídeo de divulgação. “O meu otimismo quanto ao game se deve principalmente porque o que antes era uma versão beta se tornou real, e com diversas melhorias”, declarou o especialista. O novo jogo foi lançado em setembro do ano passado.

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Além disso, o sistema passou a se auto denominar não mais como P2E (play-to-earn), e sim P&E (play-and-earn) numa tentativa de mudar a imagem “desgastada e muito associada a pirâmides financeiras”, afirmou o professor do Mackenzie. A nova nomenclatura busca mostrar que os usuários não precisam investir dinheiro para começar a jogar.

Antigamente, o custo para jogar o Axie Infinity era de no mínimo US$ 693, ou aproximadamente R$ 3.603 na cotação atual do dólar, já que era preciso ter no mínimo três personagens para batalhar, que custavam cerca de US$ 77 cada. Hoje, o jogador precisa desembolsa US$ 6,48 para comprar um personagem, ou R$ 100,53 para montar o time.

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