Criptomoedas

Hashdex: 2023 deve ser um ano de ‘bons frutos’ para os criptoativos

Em evento, especialistas destacaram que este ano também será importante para o aperto regulatório do setor

Hashdex: 2023 deve ser um ano de ‘bons frutos’ para os criptoativos
O ano de 2022 foi de perdas para o mercado de criptomoedas, mas há boas perspectivas para 2023. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • O ano de 2022 não foi um bom ano para o preço de criptoativos - o bitcoin, por exemplo, acumulou perda de aproximadamente 65% no período -, em meio ao chamado "inverno cripto"
  • No entanto, para Alter, a classe ganhou valor, uma vez que foi um ano de construção de fundamentos e que deve trazer "bons frutos" para 2023

O ano de 2022 não foi um bom ano para o preço de criptoativos – o bitcoin, por exemplo, acumulou perda de aproximadamente 65% no período -, em meio ao chamado “inverno cripto”. No entanto, a classe ganhou valor, uma vez que foi um ano de construção de fundamentos e que deve trazer “bons frutos” para 2023.

A avaliação é de Yuri Alter, analista cripto da gestora Hashdex. “Em 2022 a gente pode ter tido um ano muito ruim no que diz respeito a preços de ativos cripto, mas o valor subiu bastante. Por mais que preço e valor em momentos de aversão a risco podem caminhar em sentidos opostos, no longo prazo eles tendem a se encontrar. Por isso a gente vê a alta dos fundamentos sendo muito positiva para o preço do bitcoin no longo prazo”, afirmou Alter ao Broadcast Investimentos.

Segundo o analista, as três fontes principais nas quais é possível observar essa construção de fundamentos são a adoção institucional, a segurança da rede e a inovação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele traz alguns exemplos, como a Fidelity, uma das principais custodiantes cripto nos Estados Unidos, que liberou para os funcionários um plano de previdência a ser investido em bitcoin; empresas e grandes bancos em busca de encaixar cripto em seus balanços de pagamento; e o lançamento da Taro, que permite a criação de ativos na rede bitcoin, como tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) e stablecoins.

Educação e regulação devem se destacar em 2023

Alter também participou de um painel sobre criptoativos no Smart Summit 2023, evento promovido pela InvestSmart XP e apresentado pela QR Asset Management, na quinta-feira (2), no Rio de Janeiro.

Durante o painel, especialistas destacaram que este ano também será importante para o aperto regulatório do setor e aprimoramento educacional por parte dos investidores.

“Este é o melhor momento para aprender sobre cripto. Estamos em um mercado de baixa, e no mercado de baixa há pouca expectativa, então é o melhor momento para se estudar. Não tem ninguém tentando te colocar uma ideia torta sobre uma cripto específica ou um projeto que está nascendo”, avalia Vinicius Córdova, especialista em desenvolvimento de negócios da exchange Foxbit.

Córdova ainda menciona a chamada “Lei Cripto” que entrou em vigor em 22 de dezembro, na qual se determina as diretrizes para a regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais. “Podemos esperar uma regulação pesada neste ano”, diz.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos