Publicidade

Criptomoedas

Pagar por lanche com criptomoedas talvez seja uma realidade em breve

Parceria entre empresas de pagamentos em criptos e de máquininhas de cartões pode tornar isso possível

Pagar por lanche com criptomoedas talvez seja uma realidade em breve
Bitcoin (Foto: Benoit Tessier/Reuters)
  • O uso generalizado de tokens para pagar compras tem sido um objetivo que há muito escapava das mãos da indústria de criptomoedas
  • O BitPay já processa mais de 60 mil transações por mês, mais da metade delas em bitcoin, de acordo com a empresa
  • Atualmente, pagar com criptomoedas pode ser uma dor de cabeça

(Olga Kharif, WP Bloomberg) – Que tal pagar por seu lanche no Taco Bell com Dodgecoin? Ou usar bitcoin no caixa do supermercado?

Esse é o objetivo de uma nova parceria entre um serviço de pagamentos com criptomoedas, o Bitpay, e a Verifone, uma das maiores fornecedoras mundiais daquelas maquininhas que você usa para pagar com cartão de crédito ou para realizar pagamentos com a Venmo. No final deste ano, os novos terminais da Verifone começarão a aceitar pagamentos com uma variedade de carteiras de criptomoedas e tokens para comerciantes dos Estados Unidos, disseram as empresas em um comunicado na terça-feira (28). Os termos do acordo não foram divulgados.

O uso generalizado de tokens para pagar compras tem sido um objetivo que há muito escapava das mãos da indústria de criptomoedas, com a maioria dos usuários focando na especulação e os comerciantes assustados pela volatilidade dos preços dos ativos digitais. O BitPay disse que oferecerá maior proteção contra as oscilações de preços já que os fundos serão transferidos imediatamente para a conta bancária do comerciante em moeda tradicional assim que a transação for finalizada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O BitPay já processa mais de 60 mil transações por mês, mais da metade delas em bitcoin, de acordo com a empresa. Em comparação, a Visa lida com uma média de 150 milhões de transações por dia.

“Queremos apenas dar opções aos consumidores”, disse Mike Pulli, CEO da Verifone, em uma entrevista. “Não importa para a gente se eles decidirem comprar uma pizza com Visa, AmEx ou criptomoeda. Apenas queremos dar a eles a flexibilidade de pagar da maneira que quiserem.”

Atualmente, pagar com criptomoedas pode ser uma dor de cabeça: na pior das hipóteses, um consumidor talvez precise movimentar moedas para uma bolsa, vendê-las e, em seguida, transferir o dinheiro para uma conta bancária para poder gastá-lo. Algumas pessoas usam seu dinheiro em criptomoedas para comprar vale-presentes. Outras estão se inscrevendo para ter acesso a cartões de débito oferecidos por empresas como a Coinbase Global Inc., que permite a elas usar criptomoedas em qualquer lugar que um Visa seja aceito.

A Verifone é a mais recente empresa tentando tornar os pagamentos com criptomoedas mais fáceis. Na semana passada, a rede social Twitter permitiu que seus usuários dessem gorjetas a outros integrantes da plataforma com bitcoins. A Holdings Inc. também aumentou seus esforços em pagamentos digitais. A Starbucks realizou uma parceria em 2018 para criar um negócio com o objetivo de integrar mais fortemente as moedas digitais ao comércio global.

Os comerciantes estão fazendo fila para o produto, segundo Pulli. “Há um bom número deles”, afirmou. “Há muito, muito, muito interesse. Acho que nossos telefones não vão parar de tocar” assim que a função for amplamente mais conhecida.

Publicidade

Embora as empresas não tenham dito quais comerciantes serão contemplados, algumas marcas com as quais a Verifone já trabalha incluem Eagle Outfitters, Macy’s, Williams Sonoma, Taco Bell e Whole Foods.

A Verifone e o BitPay, com sede em Atlanta, não divulgaram por quanto tempo durará a parceria exclusiva deles. A Verifone também tem a opção de investir no BitPay, segundo a empresa. O Bitpay levantou mais de US$ 70 milhões em fundos com investidores, entre eles a Founders Fund e o Virgin Group.

A Verifone, adquirida pela empresa de private equity Francisco Partners em 2018, não está planejando abrir o capital novamente tão cedo, disse Pulli.

“Sempre sentimos que era uma questão de tempo até as pessoas terem a expectativa de poderem pagar com criptomoedas da mesma forma como pagam com Mastercard e Visa”, disse Sthepen Pair, CEO do BitPay, em uma entrevista. “Esse avanço acelerará isso. Os consumidores vão apenas esperar que isso seja uma opção.”

Tradução de Romina Cácia 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos