Educação Financeira

Caso 123milhas: ainda dá para ganhar dinheiro investindo em milhas?

Saída da 123milhas, dona das principais plataformas de negociação, provoca grandes mudanças no setor. Confira

Caso 123milhas: ainda dá para ganhar dinheiro investindo em milhas?
Entusiastas das milhas defendem o investimento mesmo com a saída da 123milhas. (Foto: Envato)
  • O mercado de milheiros, como são chamados aqueles investidores que compram e vendem milhas aéreas para conseguir uma renda extra, passou por um chacoalhão desde que a 123milhas anunciou a recuperação judicial
  • O grupo societário da 123milhas é dono da Hotmilhas e da Maxmilhas, as principais plataformas do nicho no País
  • Mas especialistas não veem fim das negociações em milhas, apenas uma tendência que deve priorizar as vendas "no particular"; entenda como funciona

A recuperação judicial da 123milhas pegou muita gente de surpresa e não foi apenas quem tinha pacotes de viagens comprados com a companhia. O mercado de milheiros, como são chamados aqueles investidores que compram e vendem milhas aéreas para conseguir uma renda extra, também passou por um chacoalhão. O grupo societário da 123milhas é dono da Hotmilhas e da Maxmilhas, as principais plataformas do nicho no País e que interromperam seus pagamentos desde que os problemas na empresa foram comunicados.

Como contamos aqui, há investidores esperando para receber milhares de reais pela emissão de passagens aéreas com milhas; e que podem não ver esse dinheiro por algum tempo. Mas especialistas desse mercado destacam que a saída dos maiores compradores de milhas não vai inviabilizar o investimento, apenas transformá-lo.

Se antes as operações de compra e venda eram intermediadas principalmente por essas empresas, agora, a tendência é que investidores passem a emitir passagens aéreas diretamente para terceiros. Uma modalidade conhecida entre os milheiros como “particular”, que já existia e agora tende a se fortalecer.

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“É a nova era das milhas”, diz David Oliveira, advogado no Oliveira, Valente e Crisostemo Advogados Associados e criador do perfil Dr. Milhas Pro. “O mercado perde um player importante, mas não acaba nem se fragiliza. Os programas de fidelidade continuam a todo vigor e o investidor agora vai precisar estar atento a novas estratégias.”

Na prática, a venda no particular elimina a necessidade de intermediários. É como se uma pessoa comprasse os bilhetes emitidos por um terceiro via milhas, negociando diretamente entre si a operação e os valores. Um exemplo: João está interessado em uma passagem aérea cujo valor é R$ 1 mil, mas que, se emitida por milhas, custaria R$ 780. Alberto tem a quantidade de milhas necessárias e emite o bilhete para João, negociando a um preço de R$ 850.

“Exige um pouco mais de trabalho, porque é você quem vai atrás do cliente, quem fica responsável pela emissão, mas em contrapartida o lucro se torna maior”, destaca Rodrigo Góes, educador financeiro em milhas e criador da Fábrica de Milhas.

Relação de confiança

Mas é preciso tomar alguns cuidados. Como não há intermediários, as operações ainda são, na maioria dos casos, baseadas na confiança – ou seja, existe um risco de calote. Góes reconhece que a venda no particular pode ser mais trabalhosa para quem estava acostumado a vender apenas para empresas como a Hotmilhas. Por isso, dá algumas dicas para quem não quer desistir da renda extra com milhas, agora que o mercado mudou.

A primeira delas consiste em começar as vendas apenas para um círculo de relacionamento próximo, amigos, família ou pessoas de dentro de uma mesma comunidade de milheiros. É muito comum nesse mercado que, após cursos onlines, professores criem comunidades com ex-alunos para que eles possam negociar os pontos. Um ambiente um pouco mais controlado, ainda que continue fundamentalmente na base da confiança.

“Você sempre vai ter alguém perto que queira viajar e não conheça as milhas. Esses já são potenciais clientes”, diz o educador financeiro. “Na hora de emitir as passagens, busque as tarifas do voo em milhas, para comparar em dinheiro e saber quanto você pode oferecer de desconto”, orienta.

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