• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

‘Invista no melhor ativo: você mesmo’, diz Fábio Póvoa, co-fundador da Movile

O investidor conta que vendeu as participações no grupo para focar em empreendedorismo

Por Luiz Felipe Simões

20/11/2020 | 14:05 Atualização: 20/11/2020 | 15:54

Fábio Póvoa (Foto: Arquivo Pessoal)
Fábio Póvoa (Foto: Arquivo Pessoal)

Formado em engenharia da computação pela Unicamp, Fábio Póvoa cofundou a Movile, empresa responsável pela plataforma iFood, líder de delivery de comida online na América Latina. Atualmente, trabalha como especialista em investimentos de risco na Smart Money Ventures, companhia investidora de StartUps. O empresário e investidor também dá aulas de empreendedorismo na universidade onde se formou e a partir do dia 24 de novembro estreia como colunista do E-Investidor.

Leia mais:
  • 33 dicas financeiras para enfrentar a crise do coronavírus
  • As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Ricardo Amorim
  • 'Não podemos ficar sentados no portfólio': veja 3 dicas contra a crise
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde jovem, Póvoa já demonstrava interesse pelas finanças. Na adolescência aprendeu a importância de poupar, investir e até economizar usando o cartão de crédito para ganhar milhas. Segundo o investidor, não entender de finanças pessoais é quase um tipo de analfabetismo. 

Em 2015, o empresário investidor resolveu vender a sua participação na Movile para começar a Smart Money Ventures. “A Movile já tinha virado uma corporação e os desafios passaram a ser de gestão. Eu queria estar perto do empreendedorismo, que tem potencial de crescimento muito maior”, conta.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nosso décimo segundo convidado da série três dicas para superar a crise, Póvoa compartilha da sua experiência em investimentos para ajudar os leitores a atravessar esse mar de incertezas. Confira:

1 – Tempo é dinheiro

No sentido da produtividade, é claro. A medida que você otimiza melhor o seu tempo,  sobra mais para aquilo que realmente te interessa. Procure maneiras de automatizar tarefas simples, como colocar as faturas em débito automático, pois além de economizar tempo, muitas empresas oferecem descontos para quem adere à prática.

Economize capital. Se tempo é dinheiro, economize tempo  Gaste sua energia com coisas mais relevantes, automatize, delegue e tenha mais tempo para você.

2- Invista no melhor ativo: você mesmo

Estude! Dedique-se à sua capacitação e também à sua  saúde, mas, particularmente, invista na sua educação financeira. Desde o básico, como finanças pessoais e orçamento, até temas mais complicados, como o investimento em startups. 

Os investidores hoje em dia querem se sofisticar, mas não é para aprimorar fazendo Day Trade, opções e derivativos. Invista em você mesmo, particularmente na sua educação como investidor.

3 – O risco é irmão do retorno

Quando pensamos em risco, a primeira coisa que vem à mente é perda, mas também pode ser volatilidade. No longo prazo, os ativos de maior retorno carregam consigo um componente de risco e, para entender isso, é só olhar o mercado acionário. 

Assim como crise e oportunidade caminham juntos, risco e retorno também. Aquela era dos rentistas, que obtinham lucros de 14,25% sem correr qualquer risco, já não existe mais e provavelmente não vai voltar. O investidor precisa correr riscos, mas é melhor que o faça em ativos de mais qualidade e de longo prazo, para que tenha chances de obter um retorno relevante, inclusive exponencial.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • iFood
  • Investimentos
  • Mercado financeiro
  • Startups
Cotações
08/05/2026 4h02 (delay 15min)
Câmbio
08/05/2026 4h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Gringos impulsionam o Ibovespa, small caps ficam para trás e criam oportunidade

  • 2

    Ações recomendadas para maio reposicionam apostas na Bolsa; veja as escolhas de bancos e corretoras

  • 3

    Reforma Tributária: ativos isentos devem perder atratividade para a alta renda

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com aposta por acordo entre EUA e Irã; petróleo tomba

  • 5

    As small caps mais recomendadas para investir em maio, segundo 7 bancos e corretoras

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Imagem principal sobre o 1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Logo E-Investidor
1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Imagem principal sobre o Desconto da conta de água: quem tem direito à Tarifa Social?
Logo E-Investidor
Desconto da conta de água: quem tem direito à Tarifa Social?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos devem ter um destes bilhetes para conseguir gratuidade no Metrô
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos devem ter um destes bilhetes para conseguir gratuidade no Metrô
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: veja como realizar a comprovação digitalmente
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: veja como realizar a comprovação digitalmente
Imagem principal sobre o Prova de vida: idosos devem saber quando realizar o procedimento para não perder a aposentadoria
Logo E-Investidor
Prova de vida: idosos devem saber quando realizar o procedimento para não perder a aposentadoria
Últimas: Educação Financeira
IR 2026: veja até quando declarar para concorrer ao 1º lote de restituição
Educação Financeira
IR 2026: veja até quando declarar para concorrer ao 1º lote de restituição

Em 2026, calendário de pagamento da restituição será mais curto, com apenas quatro lotes, em vez de cinco

07/05/2026 | 20h09 | Por Beatriz Rocha
Imposto de Renda 2026: live do E-Investidor esclarece dúvidas sobre declaração, malha fina, dividendos e bets
Educação Financeira
Imposto de Renda 2026: live do E-Investidor esclarece dúvidas sobre declaração, malha fina, dividendos e bets

Samir Choaib explicou os principais erros na declaração, mudanças previstas para os próximos anos e pontos de atenção para investidores e contribuintes de alta renda

07/05/2026 | 17h46 | Por Igor Markevich
“Da Conta Delas”: mais de 40 milhões de mulheres estão endividadas — e o problema vai além da falta de controle
Educação Financeira
“Da Conta Delas”: mais de 40 milhões de mulheres estão endividadas — e o problema vai além da falta de controle

Especialistas mostram como fatores como renda e sobrecarga pesam, e como sair dessa situação

07/05/2026 | 09h31 | Por Geovana Pagel
Viu RMC no extrato do INSS? Entenda o risco do consignado que pode prender aposentados a uma dívida infinita
Educação Financeira
Viu RMC no extrato do INSS? Entenda o risco do consignado que pode prender aposentados a uma dívida infinita

Com desconto direto no benefício, aposentados podem demorar anos para quitar dívidas; reclamações contra a modalidade de crédito disparam. Procurados, Febraban, ABBC e INSS dizem ter reforçado medidas contra irregularidades

04/05/2026 | 05h00 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador