Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Thiago Salomão

O analista ressalta a importância de ter caixa disponível antes de investir

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Thiago Salomão
Thiago Salomão, da Rico Investimentos (Foto: Divulgação)
  • É importante ter caixa disponível antes de investir
  • A crise reforçou a necessidade de ter uma carteira diversificada
  • Não deixe o pânico tomar conta e fazer as decisões por você

Desde 2008, o jornalista e analista da Rico Investimentos Thiago Salomão atua no mercado financeiro. De lá para cá, Salomão foi analista de ações, teve passagem como chefe de redação e hoje, além das atividades na Rico, apresenta o Stock Pickers, podcast sobre ações que ganhou fama entre gestores, traders e investidores.

Para a série ‘As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise’, o convidado do E-Investidor diz que é necessário cautela antes de mergulhar no universo da renda variável. “O investidor precisa se adaptar ao momento atual”, diz Salomão.  Isso significa ter consciência do próprio orçamento, conhecer seu perfil de risco e não deixar o pânico tomar conta na hora de tomar decisões sobre os investimentos.

Apesar de todos os efeitos negativos causados pelo avanço do coronavírus no País, o analista destaca um lado positivo: as pessoas estão se informando mais sobre finanças. “O mundo ficou monotemático. A parte boa disso é que todos querem ouvir e agora todos seguimos com uma única meta, que é ajudar os investidores a se informar melhor”, afirma.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essas são as recomendações financeiras que ele deixa para o investidor enfrentar a crise:

 1- Antes de investir, observe o seu orçamento

“Em tempos de crise é fundamental que as pessoas tenham consciência do próprio orçamento. Nem todo mundo vai ter a mesma receita ou salário que tinha antes. O investidor precisa se adaptar.

Isso significa que, antes de investir, você tem que ter certeza de que tem caixa suficiente. Para ser um investidor, é necessário ganhar mais do que se gasta. As aplicações só podem ser feitas com o que sobrar dessa conta.”

2 – Faça a lição de casa

“Com todos os efeitos que o coronavírus provocou no mercado, o investidor já aprendeu a importância de ter uma carteira diversificada.

É necessário fazer a lição de casa nesse momento para montar uma carteira adequada com o seu perfil de risco. O investidor mais agressivo pode ter renda variável, mas deve olhar para outros ativos defensivos também, como a renda fixa. Na outra ponta, o conservador pode manter a mesma carteira, mas a diferença é estudar e saber distribuir a participação e a quantidade de dinheiro em cada ativo.

Existe uma oportunidade na bolsa de valores para quem olhar no longo prazo, mas vale se questionar: “tenho estômago para colocar o meu dinheiro em ações?.”

3 – Não deixe o pânico tomar as decisões por você

“Para quem tem ativos na bolsa, o momento é de comprar ou manter o dinheiro que você já tem parado lá. Se depois de uma queda brusca o investidor sentir vontade de vender as ações, talvez a carteira não esteja adequada ao perfil.

É importante não deixar o pânico tomar conta, fazer decisões racionais e ser fiel à estratégia de longo prazo. Não venda os papéis por medo.”

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos