Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo fundador do Clube do Valor

É necessário fazer um “raio x” das finanças, diz Ramiro Gomes Ferreira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo fundador do Clube do Valor
Foto: Acervo Pessoal
  • Faça um "raio x" das finanças para controlar melhor os gastos e entender para onde seu dinheiro está indo
  • Foque em aumentar a renda no futuro com qualificação profissional através do estudo durante a quarentena
  • Crie um plano de investimentos com objetivos e estratégias para curto, médio e longo prazo

Para Ramiro Gomes Ferreira, o interesse pelo mercado financeiro veio logo na infância. Aos 13 anos, com ajuda dos pais e R$ 4 mil, ele fez a sua primeira compra na bolsa de valores brasileira. Na fase adulta, ele cursou ciências contábeis e fundou o Clube do Valor, uma gestora de investimentos com um canal de educação financeira no YouTube com meio milhão de inscritos.

A empresa, fundada em 2015, aborda os temas de investimentos, empreendedorismo e finanças pessoais. No total, o Clube do Valor tem hoje mais de R$ 180 milhões em ativos sob gestão.

Para o E-Investidor, Ramiro destacou suas três principais dicas financeiras para sobreviver durante a pandemia do coronavírus.

1 – Faça um “raio-x” das suas finanças

“Essa dica é especialmente útil para quem perdeu o emprego, perdeu receita (por ser autônomo ou microempresário) ou simplesmente para as pessoas que estão muito endividadas. Fazer um “raio-x” das finanças significa controlar melhor os gastos, anotá-los, entender para onde o seu dinheiro está indo e, com base nisso, entender onde há espaço para cortes.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, é importante se organizar. A diferença entre anotar os gastos e fazer um orçamento é que o primeiro só mostra para onde o dinheiro foi e o segundo indica para onde ele deve ir.”

2 – Busque qualificação profissional

“Em um ambiente em que parte relevante do país parou, é difícil procurar formas de aumentar a renda, mas o fato é: a chave para uma vida financeira mais confortável está em ganhar mais dinheiro.

Pode não ser fácil conseguir isso agora, mas ainda assim a quarentena é um excelente momento para buscar qualificação profissional através do estudo. Essa é uma forma excelente de, indiretamente, aumentar a sua renda. É plantar hoje para colher amanhã. Vale lembrar que isso pode ser feito sem comprometer a renda atual, como pela leitura de livros ou realização de cursos on-line.”

3 – Crie um plano de investimentos

“Essa é especial para quem já vê o dinheiro sobrar todos os meses ou possui um patrimônio acumulado. Muitos dizem que o cenário atual traz uma “grande oportunidade” para alguns investimentos, como a bolsa de valores. Os preços menores podem significar um retorno maior no longo prazo, mas o investidor que investe só para ganhar rápido no curto prazo pode sofrer com uma decisão precipitada e ver o seu patrimônio derreter com a variação diária.

A lógica é criar um plano de investimentos: dividir seus objetivos financeiros para curto, médio e longo prazos e investir com uma estratégia diferente para cada um deles. Para objetivos de longo prazo, dependendo da sua tolerância ao risco, pode haver espaço para renda variável, mas o investimento tem que vir atrelado de um planejamento financeiro e estratégia.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos