Publicidade

Educação Financeira

4 dicas para você aumentar o score de crédito e conseguir empréstimo mais barato

Índice reflete o histórico de pagamentos do consumidor e a capacidade de honrar compromissos financeiros; aprenda a utilizá-lo

4 dicas para você aumentar o score de crédito e conseguir empréstimo mais barato
Quanto maior o score de crédito, maior a chance de aprovação de crédito com melhores condições de juros e prazos. (Foto: Envato Elements)

Bancos e instituições financeiras usam o score de crédito como uma das principais ferramentas para avaliar o perfil de consumidores que solicitam empréstimos e financiamentos. O número, que varia entre 0 e 1.000, reflete o histórico de pagamentos e a capacidade de honrar compromissos financeiros. Quanto maior o score, mais elevada se torna a chance de aprovação de crédito com melhores condições de juros e prazos.

No entanto, muitos consumidores ainda encontram dificuldades para aumentar o seu índice. Para ajudar, reunimos quatro dicas práticas que podem contribuir para elevar o seu score de crédito e facilitar o acesso a novos produtos financeiros.

Como aumentar o score de crédito

1. Pague suas contas em dia

A pontualidade no pagamento de contas é um dos fatores mais relevantes para o cálculo do score. Atrasos frequentes, mesmo em contas menores, podem afetar negativamente a pontuação. Evitar atrasos demonstra compromisso e responsabilidade financeira, o que aumenta a confiança das instituições.

“Quando uma conta está em atraso, a nota de score já pode ser impactada. Não podemos generalizar, o impacto vai depender do tipo de conta, valor e tempo em atraso”, explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior. Ele reforça que a negativação por conta do atraso é que pode causar um impacto mais expressivo.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A planejadora financeira, Lai Santiago, orienta que automatizar as contas, concentrá-las em um único ambiente e pagar tudo assim que o salário entra são boas práticas para evitar esquecimentos e deslizes que podem impactar negativamente o score. “Até uma conta simples de água ou telefone pode afetar sua pontuação”, comenta.

2. Negocie e regularize dívidas pendentes

Dívidas em aberto e com pagamento atrasado podem ser um obstáculo para aumentar o score. Se houver débitos pendentes, a regularização é um passo importante para a recuperação da pontuação.

“Caso o consumidor esteja com dívidas pendentes, ele deve buscar uma renegociação com o credor. Iniciativas como o Feirão de Renegociação do SPC Brasil auxiliam o consumidor a negociar seus débitos pendentes e retomar o quanto antes sua capacidade financeira”, pondera Pellizzaro Júnior.

Já para Santiago, renegociar dívidas deve ser feito com cuidado. “Muitas vezes, as pessoas aceitam parcelas que não cabem no orçamento, o que pode prejudicar ainda mais”, alerta.

3. Atualize seu cadastro e use o Cadastro Positivo

Manter os dados atualizados nas instituições financeiras oferece condições para uma avaliação mais precisa do perfil. Um recurso importante é o Cadastro Positivo, banco de dados que registra o histórico de pagamentos do consumidor, contribuindo para a formação de um score mais completo.

“O Cadastro Positivo veio para mostrar ao mercado a capacidade de pagamento dos consumidores. Com essas informações, o score passa a refletir o comportamento de pagamento, o que pode impactar positivamente o resultado final”, afirma Pellizzaro Júnior.

4. Peça crédito com responsabilidade

Realizar muitas solicitações de crédito num curto período pode sinalizar risco para as instituições financeiras. A solicitação de crédito precisa ocorrer de forma responsável, apenas quando necessário, do contrário, o consumidor vai acumular dívidas. Cada nova solicitação de crédito registrada pode influenciar negativamente seu score se for percebida como uma busca desesperada por recursos.

“Não é recomendável contratar produtos financeiros apenas para aumentar o score, mas, sim, para usar o crédito de forma equilibrada e dentro da capacidade de pagamento”, orienta Santiago, a planejadora financeira. “Pagar contas em dia e utilizar crédito de maneira consciente são aspectos que realmente constroem um bom histórico de crédito”, complementa.

Dica extra: monitore seu score regularmente

Além dessas quatro dicas, monitorar o score de crédito regularmente se torna útil para o consumidor. Plataformas como Serasa e SPC Brasil permitem acompanhar a evolução do score e identificar pontos que precisam de atenção.

Publicidade

“Ferramentas como o Avisa Aí, oferecido pelo SPC Brasil, permitem a consulta e monitoramento do score de forma rápida e segura. É uma prática recomendada para que você mantenha o controle e se proteja de possíveis golpes”, diz Pellizzaro Júnior.