O mercado financeiro sempre carregou uma aura de exclusividade. Siglas pouco intuitivas, termos rebuscados e cifras astronômicas – somadas à forma distante e por vezes intimidadora com que esse universo foi retratado em filmes e produções midiáticas ao longo dos anos – ajudaram a consolidar no imaginário popular a ideia de que investir é algo destinado apenas a especialistas ou milionários. Mas essa percepção está longe da realidade atual.
Com a popularização dos bancos digitais e a disseminação de conteúdos acessíveis sobre educação financeira na internet, o ato de investir tornou-se mais simples e democrático do que nunca.
Ainda assim, menos da metade (37%) dos brasileiros investe em produtos financeiros atualmente, de acordo com a 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, elaborado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Não sabe por onde começar quando o assunto é investimento? Acesse o Guia Onde Investir em 2025 gratuitamente aqui!
O dado é corroborado por outro levantamento, encomendado pelo Mercado Pago ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) em meados de 2024 — que ainda elencou os motivos mais citados pelos entrevistados para não investir. Foram eles:
- Não sobra dinheiro para aplicar no fim do mês (54%);
- Ainda estou me planejando para começar (21%);
- Não sei por onde começar (15%);
- Acho complicado/difícil (12%);
- Não tenho tempo (7%)
Os números sugerem que a falta de interesse não é o principal obstáculo para potenciais investidores. Muitos ainda estão fora do mercado financeiro por acreditarem em mitos que os afastam desse universo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mas, afinal, quais são essas falsas crenças e como desmistificá-las? É o que te mostramos abaixo.
5 mitos sobre investimentos
1. Investir na poupança já é suficiente
Apesar da popularidade inquestionável, a caderneta de poupança não é a melhor opção para quem deseja fazer seu patrimônio crescer. Isso porque, como o próprio nome sugere, a poupança foi criada para guardar dinheiro – e não para investir.
Enquanto seu rendimento muitas vezes perde para a inflação, há diversos ativos de renda fixa com liquidez diária tão seguros quanto a caderneta, mas que chegam a bater o dobro de seus rendimentos.
Guia gratuito: veja o que ter na carteira de investimentos em 2025 para fazer seu dinheiro render mais
2. Investir é “coisa de rico”
A ideia de que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir também está equivocada. Isso porque hoje existem ativos para diferentes perfis disponíveis no mercado.
Um bom exemplo são os títulos do Tesouro Direto que, considerados extremamente seguros, permitem começar a investir com menos de R$30.
O segredo está em dar o primeiro passo, mesmo com valores pequenos, e aumentar os aportes gradativamente – aproveitando o poder dos juros compostos para fazer seu dinheiro render cada vez mais.
3. É preciso ser especialista para começar a investir
É verdade que entender sobre o mercado aumenta as suas chances de tomar decisões mais assertivas, mas isso não significa que seja necessário ser um especialista para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.
Comece pelo básico: aprenda os conceitos fundamentais de finanças, informe-se sobre o cenário macroeconômico, entenda qual é o seu perfil de investidor e respeite o seu nível de tolerância ao risco. E lembre-se: se preferir, você também pode procurar a ajuda de um profissional para traçar um plano seguro e alinhado aos seus objetivos.
4. Investimentos demoram muito para dar retorno
O mercado financeiro costuma recompensar a paciência, mas isso não significa que você precise esperar décadas para ver o seu dinheiro render. Com aportes frequentes, reinvestimento dos lucros (e uma mãozinha dos juros compostos!) é perfeitamente possível alcançar retornos consistentes no curto e médio prazo também.
Relatório gratuito revela a melhor estratégia para ganhar dividendos em 2025. Confira aqui!
Mas atenção: ainda que traga bons retornos, os investimentos não têm o poder de transformar uma pessoa comum em milionária do dia para a noite. Desconfie de quem disser o contrário.
5. Investir é muito arriscado
A ideia de que investir, por si só, é sinônimo de risco elevado não reflete a realidade. Existem, sim, produtos mais arriscados – como ações e criptomoedas – mas também há opções bastante seguras disponíveis no mercado, como o Tesouro Selic, os CDBs e os fundos de renda fixa.
Publicidade
Informe-se sobre cada um deles e veja qual faz mais sentido para o seu perfil e objetivos.
Investir é a melhor maneira de proteger e fazer crescer seu patrimônio. Conheça as melhores estratégias para 2025 gratuitamente aqui!
Onde investir em 2025?
Reforçando seu compromisso com a democratização da educação financeira no Brasil, o E-Investidor apresenta o guia Onde Investir em 2025, um material gratuito e exclusivo que reúne as principais tendências, estratégias e oportunidades de mercado para o novo ano. Clique no botão abaixo para garantir a sua cópia gratuitamente.