Educação Financeira

Atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda 2023: saiba onde encontrar

O prazo está acabando, dia 31 de maio é a data limite para entrega

Atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda 2023: saiba onde encontrar
(Foto: Shutterstock(
  • Para auxiliar o contribuinte na hora de prestar contas com a Receita Federal, Instituições de Ensino Superior (IES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) estão oferecendo atendimento gratuito
  • No caso das IES, a própria Receita Federal é responsável pelo treinamento e capacitação dos estudantes que irão ajudar os contribuintes na declaração
  • As IES estão oferecendo ajuda com relação à todas as áreas do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), enquanto o Senac está auxiliando os Microempreendedores Individuais (MEI)

O prazo para acabar o período de declaração do Imposto de Renda 2023 está se aproximando – dia 31 de maio é a data limite para entrega. Para auxiliar o contribuinte na hora de prestar contas com a Receita Federal, Instituições de Ensino Superior (IES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) estão oferecendo atendimento gratuito.

As IES estão oferecendo ajuda com relação à todas as áreas do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), enquanto o Senac está auxiliando os Microempreendedores Individuais (MEI) a fazer o Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).

Aqueles que não pagarem o Imposto de Renda a tempo, terão de pagar multa de no mínimo R$ 165,74, e ficarão com o CPF indisponível até acertar as contas com o fisco, além disso podem até ir para a prisão por sonegação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No intuito de auxiliar o contribuinte, instituições estão oferecendo atendimentos gratuitos para a população na hora de declarar o IRPF 2023.

Em relação às IES, a própria Receita Federal é responsável pelo treinamento e capacitação dos estudantes que irão ajudar os contribuintes na declaração. O projeto tem o objetivo de prestar serviços contábeis e fiscais gratuitos à pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Onde eu posso ir para conseguir o atendimento?

No caso do Senac, a consultoria acontecerá neste sábado (27) no SENAC Americana, no interior de São Paulo, localizado na Rua Dr. Angelino Sanches, 800, das 8h às 14h, e nos dias 30/5 e 31/5, das 8h às 12h, especificamente para quem quiser declarar sendo MEI. Basta acessar esse link. 

Já no caso das IES, a ajuda na declaração será para todas as pessoas, e cada estado terá suas localidades específicas. Em São Paulo, por exemplo, o atendimento é realizado nas Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) de todo o estado. Além disso, outras universidades também estão participando, como a Anhembi Morumbi.

Quer saber em quais locais do seu estado estão sendo feitos esses centros de atendimento? Confira no site da Receita Federal, clicando neste link.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos