Educação Financeira

Imposto de Renda 2023: como saber se caí na malha fina?

O contribuinte não receberá a restituição enquanto a declaração estiver na Malha Fiscal

Imposto de Renda 2023: como saber se caí na malha fina?
(Foto: Shutterstock(
  • Para saber se o você caiu ou não na malha fina no Imposto de Renda (IR) 2023, basta acessar o portal do e-CAC
  • Ao entregar sua declaração de Imposto de Renda, os dados colocados serão checados pela Receita Federal para ver se eles estão de acordo com as informações que o fisco tem
  • De acordo com a própria Receita Federal, os erros mais comuns na declaração são a não declaração de rendimentos ou informar parcialmente os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior

Para saber se o você caiu ou não na malha fina no Imposto de Renda (IR) 2023, basta acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Além da situação do contribuinte, a Receita Federal mostra onde está o erro da declaração.

Ao entregar sua declaração de Imposto de Renda, os dados colocados serão checados pela Receita Federal para ver se eles estão de acordo com as informações que o fisco tem. Caso haja alguma divergência, o contribuinte será colocado na Malha Fiscal, popularmente conhecida como ‘malha fina’.

Vale destacar que o contribuinte não receberá a restituição enquanto a declaração estiver na Malha Fiscal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao entrar no e-CAC, basta selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “Processamento” escolher o item “Pendências de Malha”. Lá você pode checar se a declaração está na malha fina e também ver qual erro foi apontado na declaração.

De acordo com a própria Receita Federal, os erros mais comuns na declaração são a não declaração de rendimentos ou informar parcialmente os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior, a divergência de valores em despesas médicas e divergência sobre imposto retido.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos