Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo ‘Favelado Investidor’

Obter renda extra e cortar despesas são fatores essenciais

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo ‘Favelado Investidor’
Foto: Murilo Duarte
  • É possível obter renda extra sem sair de casa
  • Corte despesas desnecessárias
  • Aproveite o tempo para adquirir conhecimento

O contador Murilo Duarte, de 24 anos, é morador do Jardim João XXIII, na zona oeste de São Paulo, e fundador do canal de finanças Favelado Investidor, que hoje tem mais de 61 mil inscritos no Youtube. Com o slogan “Da favela para a bolsa”, o projeto nasceu em 2019 com o objetivo de ensinar educação financeira e investimentos para moradores de comunidades.

Com a crise do coronavírus, Duarte intensificou a produção de conteúdo para o canal e já disponibilizou até cursos completos sobre como investir e contornar as dívidas nesse período. Para o E-Investidor, o influencer destacou as três principais dicas financeiras para enfrentar o momento de incertezas provocado pela pandemia.

1 – Obtenha renda extra sem sair de casa

É possível obter renda extra, sem sair de casa, por meio de sites em que você pode criar uma loja virtual gratuitamente e receber comissão em cima dos valores dos produtos vendidos. Um desses sites, por exemplo, é o Magazine Você: qualquer pessoa pode fazer um cadastro e anunciar os produtos da Magazine Luiza e, se alguém realizar uma compra por meio da sua loja virtual, você ganha uma comissão de 10% a 15% do item vendido. Existem outros sites que funcionam da mesma forma, como o Hotmart. São boas maneiras de conseguir alguma renda extra para ajudar nesse período de crise.

2 – Fique de olho nas despesas domésticas

Não é porque vai estar dentro de casa por mais tempo, por conta da quarentena, que você deve gastar mais do que o necessário em água e energia. Por exemplo, economizar de três a quatro minutos por dia no banho pode gerar uma economia de 40 a 50 reais só de energia elétrica no final do mês. Com a família inteira fazendo isso, a economia será muito maior. Esse também é o momento de entender a importância de construir uma reserva de emergência. Eu sei que é difícil juntar dinheiro, eu demorei dois anos para fazer a minha reserva, mas não sabemos quando uma crise como essa vai estourar. Então, precisamos estar prontos.

3 – Aproveite o tempo para se qualificar

Muitas instituições estão disponibilizando cursos online gratuitos em línguas estrangeiras, gastronomia, finanças, pacote office e em várias outras áreas do conhecimento. Pode ser uma oportunidade para obter qualificação nesse tempo em que as pessoas estão em casa.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos