Publicidade

Educação Financeira

Como fazer e receber Pix sem uma chave cadastrada? BC explica

O Pix está na rotina do brasileiro, mas não limita aqueles que desejam realizar transações sem essa ferramenta

Como fazer e receber Pix sem uma chave cadastrada? BC explica
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Pix já é uma das maiores ferramentas de pagamento no Brasil. No último dia 6 de setembro, ele alcançou o recorde de 227,4 milhões de transações em um único dia segundo dados do Banco Central (BC). Mas ainda sim, há muitos brasileiros que não realizam ou recebem pagamento via Pix por não ter uma chave cadastrada, sem saber que isso é possível.

De acordo com o BC, existem 778 milhões de chaves Pix cadastradas no Brasil, de 158 milhões de pessoas e 17 milhões de empresas, mas isso não é um limitador para aqueles que ainda estão fora das estatísticas.

A chave Pix funciona como a sua identidade no sistema de pagamentos instantâneos porque permite sua localização com informações básicas como CPF, telefone, e-mail ou chave aleatória. Mas se você não tem uma chave Pix cadastrada, também pode receber um Pix usando seus dados bancários.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O procedimento é muito simples: o pagador deve acessar a área do Pix na instituição financeira e informar o número do banco, agência, conta e CPF da pessoa para quem se quer realizar o pagamento e, pronto, transação feita.

E se a pessoa sem chave Pix cadastrada quiser fazer um pagamento nessa ferramenta, basta acessar a área Pix do internet banking ou do aplicativo do banco no seu celular e escolher a forma que quer realizar a transação (pagar ou tranferir com Pix ou ler QR Code). Inclusive, se o recebedor também não tiver Pix, basta seguir os passos anteriores para concluir a transação sem nenhuma das partes possuir uma chave cadastrada.