A Black Friday de 2024 já está batendo na porta, com promoções e descontos exclusivos. Mas, para aproveitar a data, considerada uma das mais importantes para o comércio, é preciso separar as informações verdadeiras das falsas.
Leia também
Neste ano, a Black Friday acontece em 29 de novembro, com a oportunidade do varejo vender produtos que não foram comercializados ao longo do ano. Mas será que as ofertas são, de fato, vantajosas? Ou são apenas uma jogada de marketing?
Para esclarecer essas questões, o E-Investidor conversou com especialistas das plataformas de educação financeira SuperRico e Planejar, a fim de busca estratégias para verificar a autenticidade dos descontos e desconfiar de possíveis fraudes.
Os principais mitos sobre Black Friday
1. Todos os produtos estão realmente em promoção
Uma prática comum entre lojistas é inflacionar os preços nas semanas anteriores ao evento para simular grandes descontos durante a promoção – técnica popularmente conhecida como “metade do dobro”. O resultado é que, embora os anúncios prometam reduções expressivas, os valores podem não ser tão vantajosos quanto parecem.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Carlos Castro, CEO e planejador financeiro da SuperRico, destaca que “quando o consumidor já sabe o preço médio de um produto e o monitora ao longo do ano, ele pode identificar com mais precisão se a promoção oferecida durante a Black Friday realmente vale a pena”.
2. Os melhores descontos só acontecem na Black Friday
Embora a Black Friday gere grande expectativa, alguns setores podem apresentar promoções mais vantajosas em outras datas, como o Dia do Consumidor, em março. É válido ressaltar a importância de monitorar os preços ao longo do ano para garantir a melhor oportunidade de compra, evitando decisões impulsivas motivadas apenas pelo apelo das ofertas de novembro.
3. Black Friday é sempre a melhor época para compras de Natal
Apesar de ser comum antecipar as compras de fim de ano durante a Black Friday, você pode se preparar para fazer compras de Natal com mais antecedência ou até mais próximo da comemoração e encontrar promoções interessantes. “Aliás, há quem faça compras de Natal depois da data porque é quando realmente os preços começam a ter uma liquidação”, ressalta Elaine Tanabe, planejadora financeira da Planejar.
4. A Black Friday é só fraude
A fiscalização de órgãos como o Procon ajudou na aplicação de multas para práticas enganosas e fraudes, o que resultou em maior transparência nas ofertas – confira nesta matéria dicas do Procon para se proteger de golpes na Black Friday.
“As empresas e lojas se preparam para fazer ofertas interessantes, de forma que você pode garimpar bons descontos na Black Friday”, afirma Elaine. “Além disso, muitos varejistas sérios têm investido em campanhas de credibilidade para reconquistar a confiança dos consumidores”, complementa Castro.
5. As ofertas são válidas por tempo limitado
Apesar de existirem algumas promoções-relâmpago na Black Friday, muitas ofertas não ficam válidas somente ness período, mas se estendem também às semanas anteriores ao Natal e no início do ano. Esses apelos ao consumo compõem parte das estratégias de urgência para atrair consumidores.
As principais verdades sobre a Black Friday
1. É preciso pesquisar
Antes de aceitar uma oferta, é preciso consultar outras lojas para fazer uma comparação de preços e ver se aquela, de fato, é a melhor no mercado. Ferramentas de comparação de preços como o histórico dos valores são aliados valiosos para confirmar se o desconto é legítimo.
“Recomendamos que os consumidores comecem a monitorar os preços dos produtos que desejam adquirir semanas antes da Black Friday, para identificar variações e evitar cair em promoções enganosas”, explica Carlos.
2. A Black Friday está mais profissional
O aumento da profissionalização das empresas participantes, que oferecem promoções verdadeiras e suporte adequado ao cliente, contribuiu para a consolidação da data no calendário de compras do país.
“A Black Friday vem melhorando conforme o nosso cuidado em buscar boas compras nesse período, com descontos realmente interessantes e tomando cuidado com as finanças pessoais”, ressalta a planejadora financeira da Planejar.
3. Compras online são seguras, se feitas em sites confiáveis
Com o crescimento do comércio eletrônico, especialmente durante eventos como a Black Friday, aumentam também os casos de fraudes. No entanto, os consumidores contam atualmente com uma série de mecanismos de proteção, como selos de segurança, políticas de devolução e ferramentas de pagamento seguro.
Publicidade
“Outro cuidado é realizar a compra com cartão de crédito de preferência virtual, com o qual você utiliza o código do cartão somente para aquela compra”, observa Renata.
4. A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para economizar
Salvo algumas exceções, se você se planejar e se organizar com antecedência, pode conseguir bons descontos nesse período para diversas objetivos, como compras de eletrodomésticos, móveis, roupas etc.
5. É preciso ter planejamento financeiro
Para manter a saúde financeira e aproveitar esse período de compras da Black Friday, é preciso estabelecer um orçamento médio a ser investido nas ofertas. “Senão você acaba ultrapassando o orçamento e iniciando o seu ano em desequilíbrio financeiro”.