Educação Financeira

Mesmo com incentivo, carro popular era mais acessível há 10 anos; compare

Nesta quinta-feira (25), o governo anunciou incentivos fiscais para abaixar o preço do carro popular no Brasil

Pandemia e modernização dos veículos foram os responsáveis por encarecer o preço do carro zero KM (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
  • Segundo dados da Jato, empresa de dados do setor automotivo, o carro popular mais barato em 2023 é o Renault Kwind por R$ 68.190 mil
  • Com os incentivos fiscais, o valor deve ficar entre R$ 67.955 e R$ 61.428
  • Já em maio de 2013, o Ford Ka era o veículo popular mais barato do mercado e custava R$ 21.800
  • Ao considerar a inflação ao longo desses 10 anos, o mesmo automóvel estaria sendo vendido por R$ 48.751 mil

Os incentivos do governo federal, anunciados na quinta-feira (25), ainda não são suficientes para tornar os preços dos carros populares zero km compatíveis aos valores que eram vendidos há 10 anos. Para comprar um carro novo, o brasileiro precisa desembolsar cerca de R$ 12,6 mil a mais do que em 2013.

Segundo dados da JATO, empresa de dados do setor automotivo, o Ford Ka era o carro popular mais barato vendido pelo mercado em 2013. Na época, o automóvel era vendido por R$ 21.800. Se levarmos em consideração a inflação da época, medido pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), o preço teria aumentado cerca de 123,6% e estaria sendo vendido por R$ 48.751,14.

Já o carro popular zero km mais barato deste ano, segundo a Jato, é o Renault Kwind. Neste mês, o carro está sendo vendido por R$ 68.190 mil. Com os incentivos anunciados pelo governo, o automóvel pode ser vendido por até R$ 61.428,70, como mostramos nesta reportagem. Ou seja, o consumidor teria que desembolsar R$ 12.677 a mais do que há 10 anos para ter um veículo da mesma categoria.

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De acordo com Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da JATO do Brasil, a diferença significativa tem relação com a falta de semicondutores no mercado decorrente da pandemia da covid-19. No entanto, esse não é o único motivo. “Hoje, os veículos são mais tecnológicos. Os motores são mais eficientes, e os automóveis são mais seguros. Possuem mais elementos de entretenimento”, afirma Neto. A desvalorização do real também contribuiu para elevação dos preços já que a produção envolve diversos custos em dólar.

Se organize ao comprar um carro

Antes de escolher o modelo, o ideal é que o consumidor faça um planejamento financeiro para que consiga comprar o veículo à vista ou financiar o menor valor possível. Segundo Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e Planejadora Financeira CFP© pela Planejar, o consumidor pode se organizar da seguinte forma: reserva 20% da sua renda para a compra do carro novo e aplicar os recursos em um investimento atrelado à taxa Selic.

Dependendo da renda salarial, o tempo de investimento para comprar um automóvel à vista pode variar de dois a 10 anos. Veja as simulações nesta reportagem. No entanto, o valor do veículo não deve ser a única preocupação. O consumidor precisa colocar “na ponta do lápis” as despesas com manutenção, seguro e impostos.

“Existem os custos fixos como seguro, impostos (IPVA, DPVAT e licenciamento). Além dos variáveis como combustível, manutenção, estacionamento e eventuais multas. Então quando se pensa na aquisição de um carro, deve considerar todos esses custos”, cita Jefferson Souza, analista da Semeare, escritório de agente autônomo especializado em investimentos ESG.