

O novo empréstimo consignado CLT já pode ser acessado e simulado pela Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Segundo dados repassados pelo Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego, de 6h da manhã de sexta-feira (21) até as 18h de domingo (23), foram registradas 40.180.384 simulações de empréstimo, com 4.501.280 propostas solicitadas e 11.032 contratos realizados. O volume de acesso à CTPS está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses.
A nova modalidade de consignado, nomeada como Crédito do Trabalhador, está liberada para trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, rurais e contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs). A partir de 25 de abril, todos os bancos habilitados poderão ofertar o crédito por meio das suas plataformas digitais.
Pela linha de crédito, o empregado pode usar até 10% do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para garantias ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão. Os descontos do empréstimo não poderão ultrapassar o limite máximo de 35% do salário do trabalhador. Após a contratação, o profissional conseguirá acompanhar mensalmente a evolução do pagamento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para acessar e comparar as ofertas disponíveis, o trabalhador deve utilizar o aplicativo da CTPS. A simulação não está disponível na consulta pelo computador. Confira o passo a passo necessário:
1º – Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital
A primeira etapa é baixar o app, que está disponível para sistemas Android e iOS. Basta pesquisar pelo nome CTPS Digital na Google Play Store (Android) ou na App Store (iOS) e realizar o download.
2º – Faça login com a conta gov.br
Depois, o usuário deve clicar no botão “Acessar com o gov.br”. A seguinte mensagem será exibida: “CTPS Digital desejar usar acesso gov.br para iniciar sessão. Isso permite que o app e o site compartilhem informações sobre você”. O trabalhador, então, precisa selecionar “Continuar”.
Nas telas seguintes, será necessário primeiro digitar o CPF e depois a senha.
3º – Consulte a Carteira de Trabalho
Nessa etapa, o usuário terá acesso à CTPS, onde poderá consultar seus contratos de trabalho ativos e antigos, além de informações pessoais e solicitações de benefícios trabalhistas.
4º – Acesse o empréstimo consignado CLT
Para simular as opções da nova modalidade, o trabalhador deve clicar em “Empréstimos”, na aba inferior da tela, e ir em “Faça uma simulação”. Na sequência, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), será necessário autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
A partir da autorização de uso dos dados na Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador receberá as ofertas do empréstimo consignado CLT em até 24 horas. Depois, deverá analisar a melhor opção e fazer a contratação.