- Score de crédito é a uma pontuação usada para identificar um bom ou um mau pagador
- Quanto maior o seu score de crédito, maior a sua credibilidade junto às instituições financeiras e comerciais e, consequentemente, mais fácil o seu acesso a empréstimos, financiamentos e créditos
- Pagar as suas contas em dia, manter seus dados atualizados no Serasa, negociar as suas dívidas e ter cuidado com as parcelas são algumas das dicas da Nath Finanças para manter seu score elevado
O score de crédito é um fator importante numa análise para liberação de empréstimos, financiamentos ou mesmo locação de um imóvel. “Score” significa pontuação em português e, neste caso, vai indicar se você é um bom pagador.
Leia também
A partir da avaliação do seu histórico de compras, feita por instituições de avaliação de crédito como o Serasa, é estipulado um número que será usado pelo mercado para saber se você é ou não um consumidor confiável.
Quanto maior o seu score de crédito, maior a sua credibilidade junto às instituições financeiras e comerciais e, consequentemente, mais fácil o seu acesso a empréstimos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por isso, é importante manter o score de crédito o mais elevado possível. Para te ajudar com isso, o E-Investidor conversou com a Nath Finanças, uma das principais influenciadoras financeiras do Brasil. A especialista alerta que não existe aplicativo ou oferta milagrosa que faz o score subir. “Não caía nessa ladainha, não tem como aumentar a pontuação num passe de mágica. Fique esperto”, afirma.
Confira as dicas da influenciadora:
1. Pague as contas em dia
Pode parecer óbvio, mas não atrasar os pagamentos é um dos itens mais importantes para a avaliação do seu score. A análise do Serasa, considera também a sua constância ao longo do tempo, então, conforme você faz seus pagamentos todos os meses em dia, o site te identifica como um bom pagador e aumenta sua pontuação.
2. Mantenha os dados atualizados
As pessoas que têm contas de consumo, cartões e empréstimos em seu nome, tem pré-cadastro no Serasa, mas a maioria não faz a manutenção dos seus dados. Deixar o seu cadastro sempre atualizado vai facilitar a busca pela sua situação financeira e, consequentemente, aumentar o seu score na plataforma.
3. Não desista de pagar as suas dívidas: negocie
Não ter como pagar a dívida inteira não impossibilita que você tenha um bom score. Em vez de ficar esperando pelo momento que você terá toda a quantia necessária, busque negociar as pendências junto ao credor. Você pode tentar baixar o valor das parcelas ou tirar um percentual de juros e assim conseguir pagar, por exemplo. Dessa forma, a sua dívida não fica mais rendendo juros e você ganha pontos no seu score. Vale destacar, também, que o Serasa organiza eventos especialmente para isso, chamados de “feirões”.
4. Cuidado com as parcelas
Parcelar é uma forma comum de se endividar. Muitas pessoas caem na armadilha de deixar para os próximos meses o pagamento e perdem o controle das suas finanças. Pagar em parcelas é super normal, principalmente quando o valor da compra é alto, mas exige organização. Para evitar esse erro e não perder pontos no score, quando puder, compre à vista.
5. Não exagere nos pedidos de cartões de crédito ou empréstimos
Se você solicitar muitos cartões de crédito ou novos empréstimos em um curto período de tempo, isso será notado pelo Serasa e o seu score vai diminuir. Por isso, tente evitar essa prática o máximo que puder.