Educação Financeira

Confira como aumentar seu score de crédito e para que ele serve

No Brasil há 70,1 milhões de pessoas com dívidas em atraso

Confira como aumentar seu score de crédito e para que ele serve
Score de crédito (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • O score de crédito é uma pontuação que ajuda a avaliar o histórico financeiro de cada consumidor ou empresa, que é feito através de informações e dados de empresas como o Serasa
  • Quão melhor o seu core é, mais confiável você irá parecer para instituições financeiras e empresas e mais fácil será de conseguir um empréstimo
  • Só existe uma forma de melhorar seu score de crédito: pague suas contas em dia e renegocie suas dívidas

O score de crédito é uma pontuação que ajuda a avaliar o histórico financeiro de cada consumidor ou empresa, que é feito através de informações e dados de empresas como o Serasa. A pontuação é utilizada pelas instituições financeiras na análise de risco de conceder crédito e por empresas na hora de conceder serviços.

Ter um bom score de crédito está no interesse de qualquer pessoa, seja ela endividada ou não, considerando que ele é o que irá determinar o acesso ao crédito, melhores taxas de financiamento, serviços e outros benefícios.

Dito isso, há apenas uma forma de melhorar seu score de crédito: pague suas contas em dia e renegocie suas dívidas. Qualquer aplicativo, serviço ou pessoa pedindo dinheiro para aumentar o seu score você deve sair de perto, porque é enganação. Além de ser impossível de fazê-lo, é ilegal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para isso, o E-Investidor foi atrás de formas para você melhorar o seu score de crédito e evitar cair em golpes.

O que devo fazer se meu score está baixo?

Primeiramente é preciso destacar que um score baixo nem sempre significa ser um mau pagador. Há pessoas que simplesmente não tem registros financeiros e por isso tem um score baixo. Isso ocorre, por exemplo, quando todas as contas de uma família estão no nome de uma pessoa só. Veja nessa reportagem o retrato da inadimplência no País por gerações.

Outro ponto importante é: mais de um terço da população brasileira está inadimplente. Às vezes não pagar a dívida não é uma escolha. Nessas situações, a melhor forma de aprimorar seu score é renegociar os valores devidos para conseguir mais tempo de pagamento, valores menores ou taxas de juros mais brandas.

Outra dica é se organizar financeiramente. Algumas bobeiras como esquecer de pagar as contas também prejudicam o seu score. Ou seja, você pode sempre pagar o que deve e ter as contas em dia, mas esse atraso não intencional prejudica a sua pontuação.

Para manter seu score alto, sempre consulte o seu CPF em plataformas como o Serasa para ver a pontuação, mantenha contas no seu nome, ative seu cadastro positivo e sempre faça contas ou se organize financeiramente antes de buscar o crédito.

Qual é a vantagem de ter um bom score?

Quão melhor o seu core é, mais confiável você irá parecer para instituições financeiras e empresas. Uma boa pontuação é quase como um selo de bom pagador, além de representar uma boa organização na sua vida financeira. Ou seja, quanto mais alto o score, maiores as chances de obtenção de crédito no mercado e ter acesso a diferentes serviços.

Sistemas como o Score do Serasa já avaliam o que pode ter acontecido caso a pontuação do consumidor esteja baixa e oferece dicas para melhorá-la. Um exemplo de um caso que abaixa o seu score é o atraso no pagamento de contas, mesmo que seja sem querer.

Publicidade

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos